PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Caminha

Miguel Alves: «Orçamento Participativo de Caminha é exemplo a nível nacional»

25 Outubro, 2016 - 02:42

172

0

Na cerimónia de apresentação dos projetos vencedores desta 2ª edição do OP, o presidente da Câmara, Miguel Alves fez também o ponto de situação dos projetos vencedores no primeiro OP.

Em apenas duas edições de Orçamento Participativo (OP), para além de Caminha e Vila Praia de Âncora, também as freguesias de Dem, das Argas, de Gondar e Orbacém e de Âncora tiveram propostas vencedoras.
Na cerimónia de apresentação dos projetos vencedores desta 2ª edição do OP, o presidente da Câmara, Miguel Alves fez também o ponto de situação dos projetos vencedores no primeiro OP. Sobre a importância do OP de Caminha sublinhou que “em Caminha, como em nenhuma outra parte do mundo, são as pessoas que decidem o que fazer com a percentagem de IRS que fica no concelho. Não existe isto em lado nenhum e é por isso que o concelho de Caminha foi convidado pela Comissão Europeia para ir à Tunísia mostrar como se fazem as coisas”.
Os vencedores desta 2º edição foram anunciados na passada sexta-feira, por Miguel Alves, numa cerimónia que contou com mais de uma centena de pessoas. Durante a cerimónia, o autarca sublinhou a importância do número de pessoas que votou neste orçamento, isto é, 1400 pessoas. “Este número é especialmente importante porque esta segunda edição tinha um risco: é que na primeira edição nós votamos os projetos que tem dois anos para serem implementados”. O edil caminhense reforçou ainda que “muito dificilmente teríamos as obras do 1º OP já concretizadas”.
Assim, em primeiro lugar, com 333 votos, ficou o projeto “Beneficiação do Jardim de Infância de Âncora (Âncora)”, orçamentado no montante de 65 mil euros; em segundo lugar, com 323 votos, o projeto “Execução do projeto do Cais de Rua Sul (Caminha)”, orçado em 65 mil euros e, em terceiro lugar, com 257 votos, os caminhenses escolheram o projeto “Recuperação do Monte Calvário (Vila Praia de Âncora)” avaliado igualmente em 65 mil euros. Recorda-se que a Câmara Municipal de Caminha decidiu aumentar do OP 2016 para 195 mil euros, o que correspondente ao montante de IRS que se prevê que os munícipes do concelho paguem durante o ano de 2016.

Últimas