Os meteorolgistas norte-americanos responsáveis pela elaboração do chamado modelo americano ou modelo Global Forecast System (GFS) surpreenderam esta quarta-feira os entusiastas da meteorologia portugueses com a emissão das previsões para os próximos dias.
Segundo o documento vindo do outro lado do Atlântico, divulgado pelo portal Meteo Trás os Montes – Portugal, não só o Alto Minho como toda a Península Ibérica (e até a França) vão descer a temperaturas negativas nos próximos dias, como não havia memória.
No Alto Minho, por exemplo, os termómetros vão variar entre os -6ºC e os -10ºC. O que é um paraíso, comparativamente a outros locais.
No interior do País, os termómetros podem chegar aos -15ºC e no Algarve aos -9ºC.
O inferno gelado torna-se pior à medida que nos aproximamos de Madrid. Aí então vai ser complicado: -20ºC.
[via Meteo Trás os Montes – Portugal]
“Doidices”
Como é evidente, o modelo não foi levado a sério por cá.
“Já analiso cartas de modelos há décadas e nunca vi uma destas… Para guardar na coleção das saídas loucas do modelo americano GFS”, escreveu o gestor do portal meteorológico Meteo Trás os Montes – Portugal.
Com humor à mistura, o mesmo portal qualificou a previsão de “doidices”.
O modelo norte-americano ou modelo Global Forecast System (GFS) é um modelo de previsão do tempo produzido pelo National Center for Environmental Prediction (NCEP), que pertence ao NOAA (National Oceanic and Atmospheric Administration).
O NCEP tem sede em Maryland, nos Estados Unidos da América.
Atenção às definições, o gráfico está correto. É a sensação de arrefecimento causada pelo efeito conjunto da velocidade do vento com valores baixos da temperatura do ar. Qualquer pessoa que tenha feito um passeio durante um dia com temperaturas relativamente baixas, reparou que sente mais frio se houver vento do que senão houver.
entao o Caribe deve estar uns 10 graus
Adicionalmente, nem faz sentido (em termos científicos) olhar para uma previsão do estado do tempo com um alcance de 378h, ou seja, cerca de 11 dias.
a figura apresenta o windchill e não a temperatura do ar a 2 m… atenção aos detalhes para não dizer disparate!