PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Melgaço

Melgaço/UCC: Manoel Batista arrasa PSD e acusa direita de ‘postura esquizofrénica’

1 Julho, 2016 - 08:22

179

0

Aos microfones da Vale do Minho, o autarca socialista considerou ainda que o PSD está a tirar ‘aproveitamento político’ da situação.

O presidente da Câmara de Melgaço acusa o PSD de estar tirar “aproveitamento político” acerca do anunciado futuro da Unidade de Cuidados Continuados (UCC) do concelho. A abertura daquele espaço deverá estar por dias mas, recorde-se, o PSD lamenta que a exploração vá ser feita a partir de Barcelos. Os sociais-democratas consideram mesmo que “o Presidente da Câmara não esteve ao lado das instituições de Melgaço, não defendeu Melgaço e os melgacenses”.
Confrontado pela Rádio Vale do Minho com estas declarações, Manoel Batista lamenta “a postura esquizofrénica que o PSD tem tomado neste caso. Ao longo de dois anos e meio, tanto o PSD de Melgaço como a distrital do PSD não disseram rigorosamente nada em relação a isso e agora, de repente, lembraram-se que a UCC é importante e que o Sr. Presidente da Câmara não está a defender os interesses do Município. Ora, eu devolvo-lhe com a mesma pergunta: Os senhores que hoje dizem que o Sr. Presidente da Câmara não defendem os interesses do Município fizeram alguma coisa pelos interesses de Melgaço? E a resposta é clara: Não. Não fizeram rigorosamente nada”.
Sobre a gestão da UCC a partir de Barcelos, o autarca socialista transmitiu à Rádio Vale do Minho a mensagem que recebeu. “Foi-me dada a garantia de que terão todo o cuidado em privilegiar pessoas de Melgaço no recrutamento”, disse. No entanto, Manoel Batista continuou de baterias apontadas ao líder do PSD. “É engraçado que o Provedor da Santa Casa da Misericórdia, também deputado municipal, faça esse tipo de análises”, considerou. “Ele foi, como todas as outras Misericórdias, estranhamente convidado a criar uma RLIS (Rede Local de Intervenção Social). Eu gostaria de saber quem são as pessoas que lá estão e se porventura todas são de Melgaço”, atirou.
De discurso confiante, o edil melgacense acredita que o concelho terá uma UCC “bem gerida. Seria preferível que fosse uma entidade de Melgaço a fazê-lo, mas não é por opção da tutela”, explicou. “Mesmo assim, estou convencido de que será bem gerida. De forma profissional e com gente de Melgaço a trabalhar lá”, reiterou.

Autarquia descarta abertura a 13 de julho

O Primeiro-Ministro deverá deslocar-se ao distrito de Viana do Castelo no próximo dia 13 de julho, mas o presidente da Câmara garante que a inauguração da nova UCC não será nessa data. “Ainda não haverá condições nessa altura. A gestão desta unidade já foi entregue à Casa de Saúde São João de Deus, em Barcelos. Uma nova UCC não pode abrir ‘do pé para a mão’. É preciso investimento, recrutamento de pessoas, colocar tudo no seu sítio para que as coisas comecem a funcionar”, apontou Manoel Batista.
A UCC de Melgaço, cuja criação foi protocolada a 8 de Agosto de 2008 entre a Administração Regional de Saúde do Norte (ARS-N) e a Câmara Municipal de Melgaço, no âmbito da requalificação dos serviços do Centro de Saúde local, encontra-se concluída desde Setembro de 2012 mas tem permanecido inutilizada.
De acordo com dados da autarquia, foi investido pelo Ministério da Saúde 1,5 milhões e meio de euros naquela unidade.

Leia também:
Melgaço: Abertura da UCC deverá estar por dias – Gestão de Barcelos deixa PSD a ferver
https://www.radiovaledominho.com/#!news-27724 [copie o link para a barra de endereços]

Últimas