PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

1

0

Melgaço

Melgaço: Visitar uma exposição sobre Artes de Pesca nas pesqueiras do Rio Minho

28 Março, 2023 - 01:25

717

0

Exposição,

Está patente na Casa da Cultura de Melgaço uma exposição intitulada As Artes de Pesca nas Pesqueiras do Rio Minho.

 

Trata-se de uma mostra de fotografias da autoria de Luís Borges, numa organização conjunta da PESQUEIRAS, Associação de Pescadores do Rio Minho e do projeto Raízes, movimento cujo objetivo é documentar saberes, práticas e valores locais.

 

Esta exposição vem dar corpo à recente inscrição das pesqueiras do Rio Minho no Inventário Nacional do Património Imaterial. 

 

Recorde-se que, em abril de 2020, Melgaço apresentou a candidatura das pesqueiras do rio Minho ao registo nacional de património imaterial, cujo processo foi conduzido pelo Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial (AECT) Rio Minho.

 

A 14 de setembro de 2022, e durante 30 dias, a Direção-Geral do Património Cultural (DGPC) abriu um período de consulta pública para a inscrição das pesqueiras no Inventário Nacional do Património Imaterial.

 

O anúncio de confirmação da integração foi publicado em Diário da República (DR) a 30 de novembro de 2022.

 

As pesqueiras do Rio Minho constituem um legado histórico de construções populares que testemunham o engenho e as artes da pesca fluvial artesanal que aqui se praticava e que, aliás, ainda hoje alguns pescadores utilizam este método.

 

A exposição vai estar patente até ao próximo dia 6 de maio.

 

 

[Fotografia: Município Melgaço]

Tópicos:

#Exposição

Últimas