PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

1

Melgaço

Melgaço: VÍDEO com mais de 100 anos mostra águas com gás ‘a top’

14 Maio, 2023 - 16:53

1076

0

Raridade.

O vídeo foi divulgado por Valter Alves, professor e investigador da história do concelho de Melgaço, no blog Melgaço, Entre o Minho e a Serra.

 

“Este é talvez o mais antigo vídeo promocional da empresa Vidago, Melgaço e Pedras Salgadas onde se promove as águas destas nascentes termais. Neste vídeo, entre outros aspetos, podemos observar, num breve momento, o Pavilhão Principal das Águas de Melgaço”, aponta o investigador.

 

A Vidago, Melgaço & Pedras Salgadas, S.A. é uma empresa de engarrafamento de águas, constituída em 1920.

 

Explora todas as nascentes do chamado grupo Vidago, nas freguesias de Vidago, Oura e Arcossó, do concelho de Chaves, e as nascentes do grupo Termas de Pedras Salgadas e de Sabroso, já no concelho de Vila Pouca de Aguiar, e a nascente de Melgaço, no Alto Minho.

 

“Pertenceu à família dos condes de Caria, antes de ser comprada por José de Sousa Cintra, aos herdeiros de Bernardo Mendes de Almeida, representante daquele título”.

 

“Mais tarde, Sousa Cintra vendeu parte da empresa à Jerónimo Martins, que finalmente a vendeu a Unicer. Esta detém atualmente a exploração destes três grupos de nascentes”, refere Valter Alves.

 

 

 

 

[Fotografias capa: Screens]

Tópicos:

#Água

Últimas