PUBLICIDADE
AVANÇAR

Menu

+

1

0

Melgaço

Melgaço: Vêm aí os ‘Serões dos Medos’ – Histórias de arrepiar contadas na primeira pessoa

3 Outubro, 2022 - 11:16

545

0

Noite dos Medos de Melgaço com várias novidades.

É uma das novidades do programa deste ano da Noite dos Medos de Melgaço. São os Serões dos Medos, que vão realizar-se no dia 21 de outubro, na Casa da Cultura, que nesta primeira edição vão debruçar-se sobre a temática Coisas do Outro Mundo.

 

“Serão uma espécie de tertúlias com a participação do melgacense Albertino Gonçalves, professor aposentado do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho, e relatos de histórias na primeira pessoa”, adianta o Município.

 

A iniciativa vai acontecer em duas sessões diferentes: uma pelas 14h30 (público-alvo: alunos do secundário do Agrupamento de Escolas de Melgaço) e uma à noite, pelas 21h00 (público-alvo: maiores de 16 anos).

 

“Pretende-se, por um lado, promover uma abordagem científica às temáticas do oculto, com recurso à interpretação por parte de investigadores destas matérias, e, de um modo mais recreativo, juntar relatos arrepiantes daqueles que já vivenciaram episódios sobrenaturais”, prossegue a autarquia referindo que “o momento foi idealizado tendo como referência as histórias contadas à lareira, de modo a encantar e assombrar miúdos e graúdos, assumindo-se, no entanto, como ações de promoção e valorização de aspetos culturais de Melgaço relacionados com estas temáticas”.

 

 

Noite dos medos no dia 29 com mais novidades

É já no próximo dia 29 deste mês que se realiza a 6ª edição da Noite dos Medos de Melgaço. Um Halloween à moda do Alto Minho que tem sido um êxito junto da comunidade melgacense e nos vários concelhos à volta desde o ano em que surgiu.

 

Da programação deste ano volta a fazer parte o tradicional Concurso dos Medos, com inscrições abertas até 21 de outubro. Fazem ainda parte outras atividades que decorrerão na Casa da Cultura de Melgaço: uma exposição de pintura – “A melodia das trevas”; contos para os mais pequenos – Contos Contigo “Histórias de arrepiar”; e Sessões de Cinema.

 

Como vai ser este ano?

Mas o grande dia será a 29 de outubro. Da Casa da Cultura ao Castelo de Melgaço, as ruas vão vestir-se a preceito.

 

Um Welcome Drink dos Medos, pelas 21h00, na Casa da Cultura, marca o momento de arranque para esta noite. O espaço estará devidamente decorado, criando o cenário perfeito para a apresentação do Concurso dos Medos, este ano subordinado ao tema “Lobisomem”.

A população e turistas são convidados a juntar-se à festa, vestindo-se a rigor para o Cortejo dos Medos – um percurso entre a Casa da Cultura e o Castelo e Melgaço. Já no Castelo, são convidados a visitar o cemitério dos medos, a assistir à Queimada Galega & Esconjuro das Bruxas e ao espetáculo de fogo.

O evento, que acontece desde 2017, surge da “necessidade de proporcionar animação em épocas baixas, e, simultaneamente, criar condições para a divulgação de crenças e contos, relacionados com a temática do ‘oculto’, que fazem parte da cultura da comunidade de Melgaço”.

 

 

 

[Fotografia: Ilustrativa/DR]

Últimas