PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Melgaço

Melgaço vai ser palco de uma Supertaça onde o público deve estar… em silêncio

2 Outubro, 2024 - 14:14

217

0

A bola utilizada pesa 1.250g e tem um dispositivo sonoro interno.

Chama-se Goalball. É um desporto adaptado a pessoas com deficiência visual e requer total concentração.

 

Por isso, explica o Município de Melgaço, “é fundamental que o público mantenha silêncio durante as partidas, garantindo as condições ideais para os atletas competirem”.

 

Pela primeira vez, aquele concelho vai receber a Supertaça da modalidade. Vai acontecer no próximo sábado, dia 5 de outubro, no pavilhão do Centro de Estágios.

 

A prova vai decorrer em formato final-four. Participam o Futebol Clube do Porto, Sporting Clube de Portugal, Clube Atlético e Cultural e Castêlo da Maia Ginásio Clube. 

A primeira prova da competição desportiva acontecerá pelas 14h00, onde o Futebol Clube do Porto enfrenta o Clube Atlético e Cultural.

 

De seguida, pelas 15h30, o confronto será entre o Sporting Clube de Portugal e o Castêlo da Maia Ginásio Clube. As equipas vencedoras destes jogos avançarão para a final, disputada pelas 17h30, que determinará o campeão da Supertaça.

 

A cerimónia protocolar está prevista pelas 18h00, onde serão entregues os prémios reconhecido o campeão da Supertaça.

 

Esta modalidade nasceu em 1946 pelo austríaco Hanz Lorezen e o alemão Sepp Reindle, que tinham como objetivo reabilitar os veteranos da Segunda Guerra Mundial que tinham perdido a visão.

 

Ao contrário de outras modalidades Paralímpicas, o Goalball foi criado e desenvolvido exclusivamente para pessoas com deficiência visual.

 

 

 

[crédito fotografia: DR]

 

 

O terreno de jogo tem as mesmas dimensões do de voleibol – 9metros de largura por 18metros de comprimento.

 

Todas as marcações do campo são feitas com fio de sisal e fita por cima, para que os jogadores sintam o relevo das linhas através do tato e tenham a perceção espacial do campo.

 

As partidas têm uma duração total de 24 minutos, com duas partes de 12 minutos.

 

Cada equipa é constituída por três jogadores titulares e três suplentes.

 

 

 

[crédito fotografia: DR]

 

 

O objetivo de cada equipa é marcar golos na baliza do adversário, que tem a dimensão de toda a linha de fundo do campo – baliza com 9metros de comprimento por 1,30metros de altura.

 

A bola utilizada pesa 1.250g e tem um dispositivo sonoro interno que em contacto com o solo permite aos jogadores detetarem a sua trajetória.

 

 

 

[crédito fotografia: DR]

Últimas