Menu

+

0

0

Melgaço

Melgaço: Trabalhos de poda no centro da vila em fase de conclusão

5 Fevereiro, 2024 - 13:35

133

0

“Segurança e bem-estar da nossa população e dos visitantes será sempre uma prioridade”.

A equipa do Serviço de Arboricultura da Fundação de Serralves, em conjunto com a equipa da Proteção Civil de Melgaço, está a terminar os trabalhos de poda nas árvores do Largo Hermenegildo Solheiro, iniciados na primeira quinzena de janeiro.

 

Recorde-se que a ação acontece “após uma devida avaliação, onde os técnicos especializados consideraram que as árvores em questão continham ramos em excesso, em risco de queda. Por tal, de forma a prevenir possíveis situações e garantir a segurança do espaço, ficou definido que se deveria proceder ao corte de cerca de 25% dos ramos”, explica o Município.

 

Foram também executados trabalhos de poda em diversas árvores no parque das Termas de Melgaço e ainda abatidas seis árvores acácias-da-austrália que, de acordo com a equipa técnica de Serralves, estas árvores (espécies invasoras de acordo com a listagem do anexo II, do Decreto de lei 92/2019, 10 de Julho), pelo seu estado, “estavam a comprometer a segurança dos visitantes”.

 

 

 

[Fotografia: Município Melgaço]

 

 

“Estávamos perante árvores já muito antigas, com presença de fungos, fissuras, degradação de copas e algumas com ramos frágeis, sendo que uma delas estava já com 40% da quota morta.”, considerou o Serviço de Arboricultura da Fundação de Serralves na avaliação realizada.

 

Por sua vez, o Presidente da Câmara, Manoel Batista, sublinha que “a segurança e bem-estar da nossa população e dos visitantes será sempre uma prioridade. Em articulação com equipas especializadas, vamos continuar a avaliar no terreno a situação arbórea no concelho, prevenindo assim situações irreparáveis. A identidade paisagística e o seu valor serão sempre tidos em consideração”.

 

A ação levada a cabo pelo Serviço de Arboricultura da Fundação de Serralves aconteceu no âmbito da parceria que Melgaço estabeleceu com a Fundação.

 

 

 

[Fotografia: Município Melgaço]

Últimas