Menu

+

0

0

Melgaço

Melgaço: ‘TOP’ das carnes cachena, barrosã e minhota passou pela Branda [FOTOS]

27 Junho, 2023 - 17:50

1487

0

Concurso de Gado.

A Branda da Aveleira, em Melgaço, foi palco no passado fim de semana da 10ª edição do Concurso de Gado. Em exposição estiveram os melhores exemplares das raças cachena, barrosã e minhota.

 

O evento contou com a presença do Vice Presidente da Câmara Municipal de Melgaço. À população, José Adriano Lima falou dos apoios que a autarquia tem para os produtores do setor pecuário e cujas candidaturas terminam no próximo dia 30 de junho (sexta-feira).

 

Foi ainda inaugurada uma vedação no lugar do Batateiro, na freguesia de Gave. A vedação apresenta-se como uma solução para delimitar a área de plantação e cultivo de batatas e impedindo a entrada de animais.

 

 

 

Veja a galeria de fotos [Município de Melgaço]

 

 

Em nota divulgada, a autarquia recorda que “apoia os produtores do setor pecuário com os custos de produção e, principalmente, com os custos associados à saúde animal que os produtores se vêm legalmente obrigados a cumprir e que representam um contributo importantíssimo para a manutenção da saúde pública e da segurança alimentar”.

 

O apoio financeiro será realizado de três formas distintas, consoante a natureza da exploração pecuária, sendo consideradas elegíveis as seguintes:

  • Exploração de cria de bovinos para produção de carne ou leite;
  • Exploração de engorda de bovinos;
  • Exploração de pequenos ruminantes.

 

As candidaturas deverão ser feitas até 30 de junho. Deverão ser entregues nos serviços de atendimento da Câmara Municipal de Melgaço, apresentando o formulário disponibilizado no Balcão Único ou nos serviços online, acompanhado dos seguintes documentos:

 

  • Declaração de efetivo relativo ao ano imediatamente anterior, através de lista SNIRA — Serviço Nacional de Identificação e Registo Animal para os bovinos e iDigital para os pequenos ruminantes;
  • Declaração da OPP a atestar que a sanidade foi realizada durante o ano a que diz respeito o apoio financeiro;
  • Declaração de não dívida à administração fiscal e segurança social;
  • Entrega de comprovativo bancário/IBAN do requerente.

 

As candidaturas terão, obrigatoriamente, de ser referentes ao efetivo animal do ano imediatamente anterior.

 

O regulamento está disponível AQUI.

 

 

[Fotografias capa: Município Melgaço]

Tópicos:

#Concurso

Últimas