PUBLICIDADE
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Melgaço

Melgaço: Tesouro cinematográfico do concelho visitado por equipa ibérica de investigadores

21 Junho, 2022 - 12:58

227

0

Cinema.

Um grupo de investigadores portugueses e espanhóis, na área do cinema, esteve presente no Museu de Cinema de Melgaço – Jean Loup Passek. Uma visita com o propósito de realizar o levantamento dos cosmoramas, das imagens e vistas utilizadas nos aparelhos óticos existentes no museu.

 

Recorde-se que a Cinemateca de Lisboa e o Museu de Cinema de Girona (Espanha) são agora parceiros do projeto de investigação dedicado aos Cosmoramas ibéricos Curiositas: Peeping Before Virtual Reality – A Media Archaeology of Immersion Through VR and The Iberian Cosmoramas, financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia – FCT no último concurso de projetos I&D (Ref. PTDC/COM-OUT/4851/2021).

 

Os investigadores foram recebidos pelo presidente da Câmara de Melgaço, Manoel Batista, que introduziu a equipa de especialistas num dos maiores tesouros culturais do Município mais a norte de Portugal.

 

 

Veja a galeria de fotos [créditos: Município Melgaço]

 

 

Esta equipa, refere a autarquia, fizeram o levantamento das caixas óticas e das vistas óticas existentes em Portugal e em Espanha, “mas a coleção de valor histórico de objetos de pré-cinema que o Museu de Cinema de Melgaço possui, despertou o interesse destes investigadores”.

 

O projeto é coordenado por Victor Flores, Professor Associado e Diretor do Programa de Doutoramento em Media Arts and Communication na Universidade Lusófona, em Lisboa.

 

 

[Fotografia capa: Município Melgaço]

Últimas