PUBLICIDADE
AVANÇAR

Menu

+

2

0

Melgaço

Melgaço: Tenda ‘à pinha’ na segunda noite da Festa do Espumante – Veja as FOTOS

27 Novembro, 2022 - 00:49

8938

0

Festa do Espumante de Melgaço.

Confirmaram-se as previsões do Presidente da Câmara, Manoel Batista. Uma enorme enchente deixou este sábado a tenda da Festa do Espumante à pinha. Ambiente de festa total, música no ar, copos e garrafas sempre a circular entre as mesas.

 

“É a afirmação completa da Festa do Espumante. A afirmação de uma excelente oportunidade para os produtores da sub-região Monção/Melgaço apresentarem os grandes espumantes que existem”, disse à Rádio Vale do Minho o autarca melgacense visivelmente contente.

 

Mas nem só a afluência deixou satisfeito Manoel Batista. O edil melgacense enalteceu a qualidade do espumante comercializado.

 

“Entre os 17 produtores que aqui estão, não encontramos um só espumante que não seja bom ou muito bom. A qualidade do nosso espumante tem evoluído imenso desde o início desta festa, em 2015″, realçou.

 

Apesar da enorme afluência de público e da grande variedade de idades, Manoel Batista frisou também que a Festa do Espumante “é também muito visitada por gente muito interessada nos nossos vinhos e nos nossos espumantes. Gente que vem para provar, conhecer e comprar”.

 

Quanto ao número total de visitantes, só será divulgado de segunda-feira em diante. No entanto, o Presidente da Câmara mostra-se otimista. Acredita que pode aproximar-se ou até mesmo bater a edição de 2019, em que este evento registou 9 mil visitantes.

 

“Não tenho dúvidas que temos mais visitantes do que em 2021 [5 mil]”, disse o autarca. Já sobre a edição de 2019, e perante o novo layout do espaço que permite colocar mais gente dentro da tenda, Manoel Batista acredita que esse recorde pode ser igualado ou batido.

 

No entanto, frisou, “não sou dos que anda aqui a contar se temos mais um, mais dois, ou mais mil”.

 

“Para mim o importante é o impacto na economia, na promoção e na afirmação do território. É isso que é absolutamente essencial”, concluiu.

 

 

Veja a nossa galeria de fotos da segunda noite:

 

 

A festa do espumante arrancou sexta-feira e termina este domingo.

 

O que ainda há para ver, beber e saborear

27 de novembro

12h00 – Abertura da festa

15h30 – Showcooking & Harmonização 3

Chefe António Loureiro (A Cozinha por António Loureiro, Guimarães, *Michelin) e Manuel Moreira, Sommelier e Provador (Revista de Vinhos)

16h30 – Prova Comentada 3 | Saiba o que vai bem com Espumante Alvarinho

Sommelier e Provador Manuel Moreira (Revista de Vinhos)

18h00 – Encerramento

 

 

 

Sobre a Festa do Espumante

Surgida em 2015, a Festa do Espumante começou por realizar-se no Largo Hermenegildo Solheiro, e logo aí arrebatou um enorme êxito. Dados da empresa responsável pela produção registaram casa cheia todos os dias, com um total de 4.000 a 4.500 visitantes. Até 2019 foi sempre a subir. E a ascensão tornou-se mais notória com a mudança de casa para o Largo do Mercado.

 

Desde a primeira edição que a Festa do Espumante tem contribuído para a afirmação da identidade de Monção&Melgaço como território vínico de excelência, fruto de condições naturais e humanas singulares: solo, microclima e saber-fazer.

 

O certame pretende valorizar os produtos locais e a imagem do concelho através de uma oferta turística integrada onde o enoturismo, o turismo rural, os desportos aventura, o património cultural e paisagístico, a hotelaria e restauração constituem fatores dinamizadores para o Destino de Natureza Mais Radical de Portugal.

 

A entrada é livre e o acesso às provas de espumantes faz-se mediante a aquisição do copo oficial num valor praticamente simbólico.

 

Este evento, no Largo do Mercado, é uma organização do Município de Melgaço com produção da EV-Essência do Vinho.

 

 

 

[Fotografias capa: Rádio Vale do Minho]

Últimas