PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Alto Minho
Destaques
Melgaço

Melgaço: Sismo deste sábado é notícia em Inglaterra – Dois milhões terão sentido o abalo

18 Novembro, 2018 - 01:49

235

0

O sismo ocorrido este sábado, com epicentro em Melgaço, está a ser notícia não só em toda a Galiza como também em Inglaterra. O jornal britânico Daily Star Sunday dá […]

O sismo ocorrido este sábado, com epicentro em Melgaço, está a ser notícia não só em toda a Galiza como também em Inglaterra. O jornal britânico Daily Star Sunday dá conta deste abalo que “agitou” os espanhóis ao princípio da noite deste sábado. Adianta a edição online deste periódico que mais de dois milhões de pessoas terão sentido o tremor de terra, citando dados do Centro Sismológico Euro-Mediterrânico. Escreve ainda o ainda o Daily Star Sunday que o abalo foi sentido com grande intensidade em Vigo, mas também em cidades portuguesas como Braga e Esposende.

No entanto, o abalo teve naturalmente maior impacto na imprensa galega. O jornal La Voz de Galicia refere relatos de “um forte estrondo” vindos de municípios como Tomiño e Ponteareas. Por sua vez, o jornal Faro de Vigo sublinha que o sismo foi sentido em vários concelhos fronteiriços. Entre eles Arbo e As Neves. Ambos os jornais realçam que não há danos nem quaisquer vítimas a registar.

Recorde-se que eram 19h55 quando este sábado o Alto Minho começou a tremer. Escassos segundos que espalharam o susto e algum pânico na população. O epicentro foi em Melgaço mas, em segundos, o abalo estendeu-se por vários concelhos. De Monção até Paredes de Coura, “foi como o abalo de uma explosão nas paredes da casa”, descreveu um internauta courense nas redes sociais.

De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), o abalo foi de magnitude 3,4 na escala de Richter. Forte o suficiente para causar o susto por onde passou. “Alguém sentiu? Que medo!”, escreveu uma outra internauta de Monção no facebook. “Eu senti aqui em Merufe e bem!”, responderam. Outras respostas afirmativas chegaram de imediato de Vila Nova de Cerveira. À Rádio Vale do Minho, os Bombeiros Voluntários de Melgaço informaram que “do abalo não houve qualquer dano significativo em estruturas nem qualquer vítima a registar”. O sismo foi primeiramente assinalado pelo Instituto Geográfico Nacional de Espanha que o mediu na escala de 3,8.

 

PUB

Últimas