PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Destaques
Melgaço

Secretário de Estado felicitou Batista por “Melgaço ser… Melgaço”

27 Março, 2019 - 19:34

300

0

O Secretário de Estado das Autarquias Locais esteve esta quarta-feira em Melgaço. Carlos Miguel presidiu à assinatura do contrato de financiamento da Igreja Paroquial de Stª Maria Madalena de Chaviães. […]

O Secretário de Estado das Autarquias Locais esteve esta quarta-feira em Melgaço. Carlos Miguel presidiu à assinatura do contrato de financiamento da Igreja Paroquial de Stª Maria Madalena de Chaviães. As obras vão incidir sobretudo na cobertura e no adro do templo. Mas o governante iniciou o seu discurso de uma forma original. “Quero dar os parabéns ao Sr. Presidente da Câmara por Melgaço ser… Melgaço. Uma terra que dá muito gosto vir”. A introdução colocou um sorriso aberto no edil melgacense, Manoel Batista.

 

 

Fez elogios rasgados às obras que decorrem no centro da vila, por onde passou. O Secretário de Estado mostrou-se também visivelmente encantado com a Igreja de Chaviães. “É linda. Tem um altar muito bem recuperado. Está maravilhoso”, avaliou. No entanto, sublinhou, “sendo este um património da Igreja, o Estado tem também responsabilidades. É um património de todos. Faz parte da nossa memória coletiva”. Uma memória que deve ser “partilhada”. Foi o melhor termo que Carlos Miguel arranjou para encaixar assim o valor em que o Estado irá comparticipar esta intervenção: 50%. O custo total da obra será de 66.800 euros. A outra metade será suportada pela paróquia. “Se dermos este primeiro passo com metade, a outra metade facilmente se consegue com a ajuda dos paroquianos, da Junta de Freguesia e da Câmara Municipal. Se todos juntarmos o bocadinho que cada um consegue dar, iremos ter obra”.

 

 

Por sua vez, o presidente da Câmara Municipal mostrou-se convicto de que, após esta intervenção, a Igreja Paroquial de Chaviães irá transformar-se num “elemento arquitetónico de grande valia no nosso Município”. Manoel Batista apontou ainda a vantagem de que o templo irá tornar-se ainda mais atrativo do ponto de vista turístico.

Esta cerimónia, recorde-se, foi o culminar da candidatura submetida pela paróquia de Chaviães ao Programa Equipamentos, que está dividido em dois Subprogramas: um para Equipamentos Associativos e um outro para Equipamentos Religiosos.

[Fotografia: Município de Melgaço]

 

PUB

 

Últimas