PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Melgaço

Melgaço: Secretário de Estado satisfeito com a ‘criação de riqueza’ na Branda da Aveleira

11 Abril, 2015 - 23:03

371

0

Nuno Vieira e Brito realçou que Portugal é ‘o país europeu que leva taxas de concretização mais elevadas’.

O Secretário de Estado da Alimentação e da Investigação Agroalimentar inaugurou este sábado, na Branda da Aveleira, em Melgaço, investimentos de um milhão de euros. “Houve um bom aproveitamento das medidas do PRODER, que estão bem concretizadas. Somos o país europeu que leva taxas de concretização mais elevadas. Isto traduz-se aqui na criação de riqueza”, realçou Nuno Vieira e Brito em declarações aos jornalistas.
O governante visitou três unidades de Turismo em Espaço Rural. Realizou uma uma visita a exploração pecuária (Raça Cachena). Seguiu-se uma ida à Capela da Sra. da Guia (Recuperação de Património). Após a plantação de uma árvore autóctone, o Secretário de Estado presidiu à inauguração do restaurante “O Brandeiro”. “Áreas que estavam abandonadas, são hoje pólos de atração turística, de atração de emprego. Isto significa que os dinheiros públicos da Comissão Europeia estão a ser bem aplicados. Estão a criar emprego e a atrair jovens”, apontou Nuno Vieira e Brito. “Este é um dia particularmente feliz. Um dia em que o Governo se desloca a um dos sítios mais altos de Portugal. Isso significa que gostamos de ouvir os sucessos e os insucessos, no sentido de ajudar ao desenvolvimento rural”, frisou o Secretário de Estado.
Há já alguns anos atrás foi colocada uma semente numa branda, terra de pastores, abandonada concomitantemente com o abandono dos campos. Com o apoio do LEADER, foram recuperadas várias casas na Branda da Aveleira para a prática do Turismo em Espaço Rural. A esta data, existem 10 casas de Turismo em Espaço Rural devidamente licenciadas a que corresponde uma oferta de 32 camas; duas criações de gado a nascer e um restaurante que pretende dar a conhecer, através do palato e da fruição da paisagem, os sabores e os encantos daquela Branda e de Melgaço em geral.
A Branda da Aveleira é hoje uma aldeia classificada como «Aldeia de Portugal» pela Associação de Turismo de Aldeia e é vista como um caso de sucesso na implementação de um projecto desta natureza.
No último período de programação comunitária (2007-2013) foram investidos na Branda da Aveleira, em projectos na área do Turismo, da recuperação de património e da agricultura cerca de um milhão de euros.

Últimas