PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Destaques
Melgaço

Melgaço: Saudade e lágrimas para o ‘stor’ ao qual nem o Primeiro-Ministro ficou indiferente

26 Outubro, 2019 - 11:27

465

0

PUB Saudade. Mesmo cheio, o Salão Nobre da Câmara de Melgaço sentiu o vazio deixado pelo professor Augusto Rodrigues. Entre aplausos e lágrimas, os familiares daquele docente receberam este sábado […]

PUB

Saudade. Mesmo cheio, o Salão Nobre da Câmara de Melgaço sentiu o vazio deixado pelo professor Augusto Rodrigues. Entre aplausos e lágrimas, os familiares daquele docente receberam este sábado a medalha de Cidadão de Mérito, atribuída a título póstumo a um cidadão estimado não só entre a comunidade educativa como em todo o concelho.

Natural, de Alvaredo, ensinou Física e Química no Agrupamento de Escolas de Melgaço durante 26 anos. Até ao dia em que a notícia trágica da sua morte trouxe a dor ao Município mais a norte. Era tido como “professor exímio com dedicação às causas” que abraçava.

Fundou a Juventude Socialista local na década de 80. Foi vereador na Câmara Municipal entre 2001 e 2009 e presidiu ainda ao Conselho de administração da Melsport, empresa municipal, em 2005. “Contagiou várias gerações de alunos cujos percursos sentiram o seu toque indelével”, realça o Município.

Nem o próprio Primeiro-Ministro ficou indiferente ao professor Augusto. Conforme contou o PS Melgaço acerca de uma das recentes visitas de António Costa ao concelho, “no decorrer da inauguração da requalificação da Escola Básica e Secundária de Melgaço em 2017, o Professor Augusto Rodrigues foi um dos intervenientes na demonstração e apresentação das novas instalações e recursos, ao Chefe de Governo”.

“No seu discurso, António Costa fez questão de frisar que se durante o seu percurso escolar tivesse encontrado um Professor Augusto, provavelmente teria seguido um caminho diferente, mais ligado às Ciências”.

O professor Augusto Rodrigues faleceu no passado dia 12 de julho. Para sempre, ficará não só um Cidadão de Mérito como também “um contador de histórias apaixonante, amigo do seu amigo, cidadão exemplar e respeitador”. 

Durante a Sessão Solene deste sábado foram também agraciados Albertino José Gonçalves, sociólogo (Medalha de Cidadão de Honra); Centro Paroquial e Social de Chaviães (Medalha de Mérito na Área Social); Grupo de Teatro Amador Os Simples (Medalha de Mérito na Área Cultural); Aflex Portugal – Indústrias de Borrachas Lda (Medalha de Mérito na Área Económica); Quintas de Melgaço (Medalha de Mérito na Área Económica); Queijaria Prados de Melgaço (Medalha de Mérito na Área Empreendedorismo Jovem).

 

PUB

Últimas