PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Melgaço

Melgaço: Saber mais sobre plantas medicinais em Castro Laboreiro

21 Maio, 2024 - 14:25

140

0

Castros de Leitura.

Uma caminhada pela biodiversidade de Castro Laboreiro, com recolha de amostras de plantas medicinais para a criação de um herbário, é a proposta do Município de Melgaço para a 6ª edição do projeto “Castros de Leitura”, este ano sob a temática “Herbário com história”.

 

Promovida pelo polo da Biblioteca Municipal daquela vila castreja, a ação decorrerá no próximo dia 1 de junho, pelas 9h30, e é de participação gratuita.

 

Esta iniciativa será orientada por Ângela Ribeiro, bióloga e mestre em Biodiversidade e Recursos Genéticos (Universidade do Porto) e doutora em Biologia Evolutiva (Universidade da Cidade do Cabo, África do Sul).

 

Atualmente, é investigadora no NUTRIR-CISAS, Instituto Politécnico de Viana do Castelo, onde lidera o projeto “Dormente: Diversidade etnobotânica nas comunidades rurais do PNPG”. A ação contará ainda com a participação da comunidade castreja, que explicará aos participantes da atividade quais as aplicações das plantas medicinais.

 

A atividade proporcionará a todos os participantes a oportunidade de conhecer as diferentes espécies existentes na região, com foco na criação de um herbário.

 

Seguindo um método de prensagem e desidratação de amostras, a designada herborização, será possível que estas sejam guardadas e estudadas posteriormente.

 

O objetivo é sensibilizar para a valorização da biodiversidade de Castro Laboreiro e, em simultâneo, promover os recursos turísticos, as paisagens e o património cultural do concelho de Melgaço.

 

O projeto “Castros de leitura” tem como propósito desenvolver naquela biblioteca e na aldeia diversas atividades, de forma a deslocar a sociedade e visitantes para a localidade de Castro Laboreiro, sensibilizando-os para a importância do património e da cultura castreja e, ao mesmo tempo, incentivar a participação da comunidade local.

 

A atividade terá como ponto de encontro a Biblioteca de Castro Laboreiro, pelas 09h30. As inscrições são gratuitas, porém obrigatórias, uma vez que a ação é limitada a 25 pessoas, e deverão ser feitas através do e-mail bibliotecamunicipal@cm-melgaco.pt, até dia 29 de maio.

 

Recomenda-se aos participantes a utilização de roupa e calçado confortável e adequado às condições meteorológicas, assim como levarem um pequeno lanche e água.

 

PROGRAMA 
9h30 | Receção aos participantes na Biblioteca de Castro Laboreiro (ponto de encontro)
10h00 | Caminhada
11h30 | Catalogação e preservação de amostras
12h30 | Almoço livre

 

 

 

[Fotografia: Ilustrativa/DR]

Últimas