PUBLICIDADE
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Melgaço

Melgaço: Saber mais sobre empreendedorismo e coworking no ‘Espaço Makers’

8 Novembro, 2022 - 17:16

273

0

Espaço Makers.

O Espaço Makers, em Melgaço, vai ser palco no próximo dia 14 de novembro, segunda-feira, de uma sessão de formação sobre Empreendedorismo e Coworking.

 

Segundo a organização, a sessão vai ser dividida em três momentos: 

  • 9h30 – 11h30
  • 14h – 16h
  • 16h – 18h

 

O objetivo passa por “apoiar projetos, desde a respetiva conceção, passando pela prototipagem, teste de produto e de adaptação às necessidades de mercado com vista ao seu lançamento com sucesso”.

 

As sessões, abertas ao público em geral, acontecem no Espaço Makers de Melgaço, sito no Edifício Altice, no Largo Hermenegildo Solheiro, e são de inscrição obrigatória que pode ser feita AQUI [clique para abrir].

 

 

Sobre o Espaço Makers de Melgaço

O Centro Maker de Melgaço está integrado num projeto POCTEP, liderado pelo Município de Ourense – Galiza, e é membro da Rede Maker, constituída no âmbito do referido projeto.

 

Instalado no edifício Altice (Largo Hermenegildo Solheiro) desde o primeiro trimestre de 2022, o Espaço Makers Melgaço tem apoiado pequenos projetos de associações e empreendedores, de Melgaço e de outras localidades, no desenvolvimento dos seus projetos, como o sejam elaboração de troféus, criação de maquetes, entre outros.

 

O Espaço Makers Melgaço acontece no âmbito do projeto Emprendemakers e trata-se de um lugar-comum de inovação tecnológica e criativa, que pode ser utilizado por empresas, jovens e crianças (espaço kids), de forma gratuita.

 

Aqui, os interessados poderão aceder a ferramentas que os ajudarão a desenvolver uma ideia de projeto tecnológico e criativa, como impressão 3D, corte laser, programação, robótica, entre outras, desde a respetiva conceção, passando pela prototipagem, teste de produto e de adaptação às necessidades de mercado com vista ao seu lançamento com sucesso.

 

Com uma vertente educativa e formativa, direcionada para empresas, jovens e crianças (espaço kids) nos domínios da capacitação tecnológica e apoio ao empreendedorismo e criação do próprio emprego, em estreita articulação com o já existente Gabinete de Apoio ao Investidor (do Município de Melgaço) e com a comunidade local, “o espaço oferece equipamentos e tecnologias inovadoras para que estudantes, criativos, inventores, aspirantes a empreendedores, empreendedores experientes, start-ups inovadoras, artesãos, engenheiros, fabricantes e designers possam criar protótipos que representem soluções que fomentem a competitividade do seu portefólio de projetos/produtos ou possam participar em ações de formação, que lhes permitam adquirir as competências e capacidades necessárias ao acesso e utilização de novas metodologias e ferramentas que possam contribuir para afirmar a sua atividade, num mercado cada vez mais digital e tecnológico”, garante o presidente da Câmara de Melgaço, Manoel Batista.

 

O Espaço Makers Melgaço está equipado com tecnologias de impressão 3D, corte e gravação laser, robótica e programação, corte vinil, impressão de grandes dimensões e muito mais. “Todos os equipamentos estão disponíveis, gratuitamente, para serem utilizados por todos”, refere Manoel Batista. Para tal, os interessados devem submeter o seu pedido através do formulário de inscrição, aqui.

 

Além das tecnologias, o Espaço Makers Melgaço disponibiliza também, regularmente e de forma gratuita, sessões de formação direcionadas para os equipamentos disponíveis, para que os utilizadores do espaço possam usufruir de todas as potencialidades das máquinas.

 

“Pretende-se que este projeto se constitua como embrião de uma futura estrutura de maior dimensão capacitada para apoiar processos de transferência de conhecimento para as empresas já instaladas no concelho e, muito em particular, para as empresas a instalar na Zona Empresarial de Alvaredo”, adianta o Município.

 

O Espaço Makers Melgaço funciona de segunda a sexta-feira, no período das 9h00 – 13h00 e das 14h00 – 17h00 (Contactos: 251 410 100 | emakersmelgaco@cm-melgaco.pt).

 

O projeto representa um investimento total de aproximadamente 175.000 EUR e é cofinanciado pelo FEDER, através do POCTEP, com uma taxa de 75%.

 

 

[Fotografia: Município Melgaço]

Últimas