PUBLICIDADE
AVANÇAR

Menu

+

1

1

Melgaço

Melgaço: Sabe quantos visitantes passaram este ano pela Festa do Espumante? – Veja AQUI

28 Novembro, 2021 - 23:00

1577

0

Evento regressou após um ano de suspensão, devido à COVID-19.

Foram cerca de 5.000 pessoas que, entre sexta-feira e este domingo, passaram pela 7ª edição da Festa do Espumante de Melgaço. Os números foram avançados pelo jornal O Minho, que cita números divulgados pela autarquia.

 

A edição deste ano, recorde-se, arrancou com a visita da Ministra da Coesão Territorial que (uma vez mais) se mostrou muito agradada com os números da sub-região Monção/Melgaço.

 

“Os números confirmam que estão no caminho certo. Uma média de 10 milhões de litros de produção anual de vinhos; 1.700 hectares de vinha; mais de 2.000 viticultores; cerca de 250 marcas no mercado e muitas medalhas e prémios internacionais atribuídos”, enumerou Ana Abrunhosa.

 

“São números impressionantes e muitos de nós, por todo o território, não temos a noção da grandiosidade que estes números representam para Melgaço e Monção”, realçou.

 

Sobre o número de visitantes nesta edição, o presidente da Câmara, Manoel Batista, mostrou-se também satisfeito e, ainda de acordo com aquele jornal, deixou uma nota de agradecimento.

 

“Obrigado aos visitantes, aos produtores e a todos os envolvidos na organização deste evento, de enorme importância para a nossa região”, disse Batista.

 

Nesta edição, estiveram presentes 15 produtores de espumante de Alvarinho da sub-região de Monção/Melgaço.

 

 

A brindar desde 2015

Surgida em 2015, a Festa do Espumante começou por realizar-se no Largo Hermenegildo Solheiro, e logo aí arrebatou um enorme êxito. Dados da empresa responsável pela produção registaram casa cheia todos os dias, com um total de 4.000 a 4.500 visitantes. Desde então foi sempre a subir. E a ascensão tornou-se mais notória com a mudança de casa para o Largo do Mercado.

 

Desde a primeira edição que a Festa do Espumante tem contribuído para a afirmação da identidade de Monção&Melgaço como território vínico de excelência, fruto de condições naturais e humanas singulares: solo, microclima e saber-fazer.

 

“A Festa do Espumante foi uma aposta arriscada, mas hoje o certame já se afirmou. E prova disso são os números: em 2019 tivemos cerca de 9 mil visitantes. É uma montra privilegiada para o nosso Alvarinho e para a gastronomia regional. Não tenho dúvidas, nenhumas, de que é uma aposta ganha”, concluiu Manoel Batista.

 

O certame pretende valorizar os produtos locais e a imagem do concelho através de uma oferta turística integrada onde o enoturismo, o turismo rural, os desportos aventura, o património cultural e paisagístico, a hotelaria e restauração constituem fatores dinamizadores para o Destino de Natureza Mais Radical de Portugal.

 

Este evento foi uma organização do Município de Melgaço com produção da EV-Essência do Vinho.

 

 

 

Veja as fotos [créditos: Município Melgaço]

Últimas