PUBLICIDADE
AVANÇAR

Menu

0

1

Melgaço

Melgaço: Relíquias destas aparecem à venda na vila… e podem valer pequena fortuna

7 Outubro, 2021 - 02:01

2813

0

Melgaço Vintage realiza-se sempre ao segundo domingo de cada mês.

São velharias que muitas vezes são vendidas a preço de saldo. E quem as vende pode nem sequer fazer ideia de quanto valem na realidade. Ao segundo domingo de cada mês, o Largo Hermenegildo Solheiro, em Melgaço, recebe a Melgaço Vintage. Um verdadeiro paraíso para os apaixonados de antiguidades, visto ser um local onde podem ser encontrados objetos e outras utilidades dos tempos dos nossos avós. 

 

 

Muitos desses objetos não apresentam grande valor monetário. Os compradores poderão encontrar neles mais um valor sentimental (algo que os faça recordar os tempos de criança, por exemplo).

 

No entanto, com um olhar atento, podem ser captados outros objetos cujo valor monetário poderá estar acima da média de todas as outras velharias. E valorizam ainda mais com o tempo.

 

 

Exemplo disso, foi uma central telefónica PBX antiga captada recentemente pela lente do Município local. A fotografia mostra claramente um objeto antigo, caixa em madeira com disco, manípulo (possivelmente em baquelite) e manivela lateral.

 

 

Central telefónica antiga esteve recentemente à venda na Melgaço Vintage
[Fotografias: Município Melgaço]

 

 

Aparenta estar em muito boas condições, sem sinais profundos de uso. E isto, evidentemente, ainda valoriza mais o objeto que poderá datar da década 40 ou 50 do século passado. Embora a chapa lá esteja, não é possível apurar o nome da empresa fabricante.

 

 

Em leilão, um objeto semelhante a este alcançou recentemente os 130 euros. Trata-se de uma central telefónica PBX dos anos 50/60 do século passado fabricada pela Automática Elétrica Portuguesa (AEP). Podia ter sido vendida a um preço ainda mais alto, mas sinais de uso terão desvalorizado o objeto.

 

 

Em leilão, esta central telefónica PBX alcançou os 130 euros
[Fotografia: Oportunity Leilões]

 

 

Mas para além destas maquinetas curiosas, há muito mais para ver na Melgaço VintageDos mais variados objetos de decoração, passando pelos livros, até aos eletrodomésticos e utensílios de outros tempos. Um vasto leque de verdadeiras pérolas do passado que encantavam os olhos de todos. Impossível não recordar, nem que apenas por um momento, um episódio da infância.

 

 

Na Melgaço Vintage pode encontrar-se um vasto leque de antiguidades
[Fotografias: Município Melgaço]

 

 

Esta feira realiza-se sempre ao segundo domingo de cada mês, cumprindo as normas da Direção-Geral da Saúde devido à pandemia provocada pelo novo coronavírus (COVID-19). É uma organização do Município de Melgaço.

 

 

[Fotografia capa: Município Melgaço]

Últimas