PUBLICIDADE
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Melgaço

Melgaço recupera habitação social – Seis casas ficam prontas em agosto

6 Janeiro, 2023 - 10:03

306

0

Habitação.

Os trabalhos das seis casas de habitação social, enquadrados na Estratégia Local de Habitação (ELH) elaborada e contratualizada com o Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU) e Melgaço, no âmbito da denominada Nova Geração de Políticas de Habitação, “deverão estar terminados em agosto deste ano”, avança o Município local.

 

Esta intervenção passa pela reabilitação de seis casas de habitação social nas freguesias de Cubalhão, Roussas, S.Paio, Chaviães, Remoães e Penso, com o objetivo de “garantir condições dignas de habitabilidade às famílias carenciadas que habitam essas casas”.

 

O financiamento, no valor de 245 mil euros, é assegurado com verbas do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e do IHRU, através do Programa de Apoio ao Acesso à Habitação.

 

De referir que estão também candidatadas, num segundo lote, um total de nove fogos de habitação social, num investimento estimado próximo dos 400 mil euros.

 

“Ciente das dificuldades das famílias melgacenses e com o objetivo de garantir a todos o efetivo direito à habitação digna, assegurando a melhoria da qualidade de vida da população, com base na premissa de que a habitação é um aspeto fundamental para a integração e coesão territorial, a autarquia levou a cabo a Estratégia Local de Habitação de Melgaço, integrada no programa 1º Direito – Programa de Apoio ao Acesso à Habitação, recorda.

 

 

Veja a galeria de fotos [créditos: Município Melgaço]

 

 

 

O objetivo é “garantir o direito do acesso à habitação, numa dinâmica predominantemente dirigida à reabilitação e arrendamento, promovendo a inclusão social e territorial”.

 

A Estratégia Local de Habitação de Melgaço foi aprovada a 27 de fevereiro de 2021, sendo posteriormente remetida para o Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana, I.P., estabelecendo-se em julho de 2021 o Acordo, com duração máxima de seis anos a contar da data da sua celebração.

 

O Acordo de Colaboração celebrado com o IHRU definiu a programação estratégica das soluções habitacionais a apoiar ao abrigo do programa 1º Direito para 44 agregados, correspondentes a 96 pessoas que vivem em condições indignas, através das seguintes soluções habitacionais: Reabilitação de frações ou de prédios habitacionais; Construção de prédios ou empreendimentos habitacionais; Aquisição de frações ou prédios para destinar a habitação.

 

 

[Fotografia capa: Município Melgaço]

Últimas