PUBLICIDADE
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Melgaço

Melgaço recebe Taça de Portugal de Ciclocrosse no domingo – Esperados 300 participantes

17 Novembro, 2021 - 09:23

273

0

Organizado pela Associação de Ciclismo do Minho, Melsport e Município de Melgaço.

Melgaço acolhe no próximo domingo, dia 21 de novembro, a Taça de Portugal de Ciclocrosse e o Campeonato do Minho de Ciclocrosse – Discover Melgaço. A prova vai ser disputada no Melgaço Sports Center (Complexo Desportivo e de Lazer / Centro de Estágios de Melgaço).

 

O Ciclocosse de Melgaço decorrerá num circuito criado para o efeito da área circundante do Centro de Estágios de Melgaço. As inscrições devem ser formalizadas no website da Federação Portuguesa de Ciclismo.

 

Organizado pela Associação de Ciclismo do Minho, Melsport e Município de Melgaço, a prova da Taça de Portugal de Ciclocrosse que, simultaneamente, atribuirá os títulos de Campeões do Minho desta vertente do ciclismo, decorrerá entre as 9h30 e as 13h00.

 

Jorge Domingues, em representação da Melsport, explica que “o circuito da prova de ciclocrosse será idêntico ao do ano passado, embora com pequenas alterações de forma a ir de encontro às sugestões dos ciclistas”, havendo por parte da organização o objetivo de “ter o circuito impecável na sexta-feira para os ciclistas poderem fazer o reconhecimento no sábado”.

 

Afirmando que “prevemos que seja a festa do ciclocrosse”, Jorge Domingues mostrou-se esperançado que “tal, como há dois anos, possamos ter aqui cerca de três centenas de ciclistas para disputar o Ciclocrosse de Melgaço e fazer deste dia uma grande festa”.

 

Para isso, esclareceu, “concertamos com a Federação Galega de Ciclismo no sentido de não haver provas na Galiza no mesmo dia. Isso vai permitir que muitos ciclistas da vizinha Espanha nos possam visitar e participar nesta prova. “A ver se temos aqui uma corrida ainda mais emocionante que há dois anos. Espera-se que o tempo ajude, deverá estar frio, mas sem chuva e isso vai ajudar à animação”, concluiu.

 

O Ciclocrosse (“corta-mato em bicicleta”) é uma vertente de inverno do ciclismo disputada em circuitos com zonas de terra, lama, areia e estrada, com a exigência técnica e física dos percursos a ser complementada com obstáculos (naturais ou artificiais) que por vezes obrigam os atletas a desmontar e a carregar a bicicleta.

 

O Melgaço Sports Center (Complexo Desportivo e de Lazer / Centro de Estágios de Melgaço) onde será disputada a prova de Ciclocrosse é um espaço idealizado e construído de forma a oferecer um serviço de elevada qualidade, com equipamentos adjacentes que visam a atividade desportiva, tanto na vertente lúdica como na vertente competitiva ao mais alto nível.

 

O complexo, centro de treinos oficializado pela UEFA, constitui-se como um pólo dinamizador do desenvolvimento do desporto, lazer e turismo na região e posiciona-se como um dos mais modernos, melhor equipados e mais completos complexos desportivos.

 

Divide-se em duas grandes áreas. A primeira é a área de lazer, com diversos equipamentos que permitem a prática do desporto de manutenção e equipamentos destinados a atividades lúdicas e culturais.

 

A segunda grande área é destinada ao desporto de alta competição. Está servida por infraestruturas capazes de acolher diversas modalidades, tanto para competição como para treino. É nesta área que se situa o Centro de Estágios, dotado de um conjunto de equipamentos próprios, disponibilizados em exclusivo aos clubes em estágio.

 

É composto por estádio de futebol, pista de atletismo, campo de treinos, balneários, clube saúde, ginásio de manutenção, salas de tratamentos e massagem, entre outros.

 

Estes equipamentos encontram-se vedados ao exterior, mas interligados entre si, visando oferecer as condições necessárias a um melhor estágio, em segurança, tranquilidade e com privacidade.

 

 

 

[Fotografia: Arquivo/Rádio Vale do Minho]

Últimas