PUBLICIDADE
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Melgaço

Melgaço: Quantos produtores vão estar na Festa do Espumante? Quem são? – Eis a LISTA

22 Novembro, 2022 - 19:21

1526

0

Festa do Espumante de Melgaço,

São 17 produtores de espumante e nove de produtos locais que vão participar na próxima edição da Festa do Espumante que arranca já na sexta-feira.

 

Sessões de Showcooking, com a confeção de propostas gastronómicas pensadas para a harmonização com espumantes da casta Alvarinho, protagonizadas pelos chefs Chakall (Cozinha Divina), Hugo Freitas Araújo (Solar dos Presuntos, Lisboa) e António Loureiro (A Cozinha por António Loureiro, Guimarães, *Michelin), acompanhados pelo sommelier e provador Manuel Moreira (Revista de Vinhos), que aliás, guiará também provas comentadas ao longo dos três dias, são as propostas deste ano.

 

As noites de sexta e sábado serão repletas de animação musical: dia 25 com Patrícia Teixeira (voz) e Paulo Jorge Pires (piano) e o DJ Tata; dia 26 com o trio musical Bruno Pereira (guitarra e voz), Andrea Domingos (voz) e Roberto Martins (baixo), seguindo-se o DJ Pedro Simões (RFM).

 

 

 

Lista de produtores de espumante

[Fonte: Município de Melgaço]

 

 

 

Lista de estabelecimentos de produtos locais
[Fonte: Município Melgaço]

Festa do Espumante

Como é habitual, o evento promete reunir uma grande montra de espumantes de Alvarinho; produtos regionais (fumeiro, queijos, mel, doçaria tradicional, entre outros); provas comentadas que exploram a versatilidade gastronómica dos espumantes de Alvarinho, entre outras iniciativas.

 

A edição do ano passado, recorde-se, registou cerca de 5.000 visitantes. Fez história no sentido em que foi o primeiro grande evento a regressar ao Vale do Minho após o rigor das restrições provocadas pela pandemia da COVID-19.

 

O recorde prevalece em 2019, ano em que este certame alcançou a marca dos 9 mil visitantes.

Surgida em 2015, a Festa do Espumante começou por realizar-se no Largo Hermenegildo Solheiro, e logo aí arrebatou um enorme êxito. Dados da empresa responsável pela produção registaram casa cheia todos os dias, com um total de 4.000 a 4.500 visitantes. Até 2019 foi sempre a subir. E a ascensão tornou-se mais notória com a mudança de casa para o Largo do Mercado.

 

Desde a primeira edição que a Festa do Espumante tem contribuído para a afirmação da identidade de Monção&Melgaço como território vínico de excelência, fruto de condições naturais e humanas singulares: solo, microclima e saber-fazer.

 

O certame pretende valorizar os produtos locais e a imagem do concelho através de uma oferta turística integrada onde o enoturismo, o turismo rural, os desportos aventura, o património cultural e paisagístico, a hotelaria e restauração constituem fatores dinamizadores para o Destino de Natureza Mais Radical de Portugal.

 

A entrada é livre e o acesso às provas de espumantes faz-se mediante a aquisição do copo oficial num valor praticamente simbólico.

 

Este evento, a ter lugar no Largo do Mercado, é uma organização do Município de Melgaço com produção da EV-Essência do Vinho.

 

 

 

[Fotografia: Arquivo / Município Melgaço]

Últimas