PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Destaques
Melgaço

Melgaço: Próxima edição da Festa do Espumante deverá realizar-se em ‘casa nova’

14 Setembro, 2018 - 10:03

227

0

A próxima edição da Festa do Espumante deverá realizar-se em casa nova. A informação foi avançada à Rádio Vale do Minho pelo presidente da Câmara de Melgaço, Manoel Batista. A […]

A próxima edição da Festa do Espumante deverá realizar-se em casa nova. A informação foi avançada à Rádio Vale do Minho pelo presidente da Câmara de Melgaço, Manoel Batista. A ideia está a ser trabalhada pela empresa organizadora e o autarca mostra-se confiante que a transição irá mesmo concretizar-se. “É possível que mude para o Largo do Mercado. A empresa Essência do Vinho, que é nossa parceira, está a estudar essa questão. Achamos que este certame tem de crescer”, considera o autarca socialista.

O evento tem vindo a aumentar a popularidade de forma significativa ao longo dos anos. O ano de estreia foi um êxito e nos anos seguintes conseguiu superar todas as expectativas. Dados da empresa responsável pela produção registaram casa cheia todos os dias, com um total de 4.000 a 4.500 visitantes.

Na edição do ano passado, o recinto contou com cerca de duas dezenas de espumantes, 13 produtores, gastronomia regional e uma programação que incluiu ‘showcookings’ e provas comentadas. “A Festa do Espumante foi uma aposta arriscada. Há dois anos [antes de arrancar] foi profundamente criticada ao nível político tanto dentro como fora da sub-região”, recordou na altura Manoel Batista. “Hoje este certame afirma-se e para o ano teremos absolutamente a quarta edição. Não tenho dúvidas nenhumas!”, garantiu.

Agora, aponta o presidente da Câmara, é tempo de crescer. “O Largo Hermenegildo Solheiro é lindíssimo mas não comporta mais ampliações. Queremos receber mais produtores e este ano é muito provável que tenhamos mais neste certame. Temos de a alargar”, avaliou. A escolha não podia ser mais previsível. O Largo do Mercado sofreu recentemente obras de intervenção. Já renovado, acolheu a edição deste ano da Festa do Alvarinho e do Fumeiro com uma tenda bem mais larga do que as edições anteriores. Tratou-se de um investimento de 633 mil euros, tendo o espaço ficado transformado num espaço público pedonal, complementado por 92 lugares de estacionamento, sendo quatro destinados a pessoas com mobilidade condicionada. intervenção contemplou não só a repavimentação integral e a modernização das infra-estruturas de águas, esgotos, iluminação e telecomunicações, mas também o arranjo paisagístico, a reformulação e melhoramento dos espaços destinados a feirantes e estacionamento, em cumprimento da legislação, em especial as normas relativas à melhoria das condições de acessibilidade para pessoas com mobilidade condicionada. A obra foi apoiada pelo Programa Operacional NORTE 2020. O custo total foi de 633 mil euros, tendo sido o investimento elegível 542 mil euros. A contribuição FEDER através do Norte 2020 foi de 460 mil euros.

“Claro que, a realizar-se lá, a tenda da Festa do Espumante terá um desenho completamente diferente. Não apanhará a praça toda”, realçou Manoel Batista. O certame, recorde-se, está já marcado para os próximos dias 23, 24 e 25 de novembro. Durante três dias consecutivos, este evento tem sido uma montra privilegiada para dezenas de espumantes da casta rainha da região, o Alvarinho, e para a gastronomia regional. Como é óbvio, o cartaz da próxima edição ainda não foi alinhavado, mas não faltarão as habituais provas comentadas, provas sensoriais, música e sessões de cozinha ao vivo.

A Festa do Espumante de Melgaço é organizada pela Câmara Municipal de Melgaço. Conta com a produção da EV-Essência do Vinho.

 

PUB

 

Últimas