PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Melgaço

Melgaço: Projeto de Atividade Física Senior distinguido com Selo de Qualidade

28 Maio, 2024 - 13:00

239

0

Distinção foi atribuída no âmbito do XXII Seminário MAD e VI Seminário AS – Envelhecimento Ativo e Saudável.

O Projeto Atividade promovido pelo Município de Melgaço, com início em 2006, foi distinguido como o Selo de Qualidade, na vertente de Programas de Atividade Física Sénior, pela Cidade Social, entidade responsável pelo programa Município Amigo do Desporto (MAD).

 

A distinção foi atribuída no âmbito do XXII Seminário MAD e VI Seminário AS – Envelhecimento Ativo e Saudável, na Casa das Artes de Vila Nova de Famalicão.

 

O Selo de Qualidade reconhece programas de Atividade Física Sénior que cumpriram com critérios relacionados com a conceção, segurança, legalidade, qualidade técnica e profissional, qualidade de equipamentos/ infraestruturas, materiais de apoio e de comunicação, gestão, autoavaliação e medidas de melhoria contínua do programa.

 

Esta distinção é um reconhecimento público de excelência nas práticas adotadas pelo município melgacense na promoção do desporto e atividade física e do compromisso em proporcionar oportunidades de atividade física e desportiva à sua comunidade sénior, promovendo, assim, um estilo de vida ativo e saudável.

 

 

Sobre o projeto Atividade

O projeto Atividade, destinado aos seniores do concelho de Melgaço, teve início em 2006, através de uma parceria entre o Município de Melgaço, o Centro de Saúde, o curso de Desporto e Lazer do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, a Melsport – Melgaço, Desporto e Lazer E.M. e algumas IPSS, nomeadamente, o Centro Paroquial e Social de Chaviães, a Santa Casa da Misericórdia de Melgaço e CENSO.

 

Em 2010 e 2011, o projeto foi alargado às freguesias de Castro Laboreiro, Cousso e Gave, ao Lar Idade d’ Ouro e à comunidade sénior de Melgaço em geral. Em 2014 foi alargado aos idosos de Orjaz, freguesia de Cubalhão.

 

Integram o projeto cerca de 200 seniores.

 

Tem como objetivo principal “melhorar a qualidade de vida da população idosa do concelho de Melgaço, através de sessões semanais de exercícios físicos, adaptados e personalizados, orientados por um profissional de desporto, acompanhados e com supervisão da equipa de enfermagem”.

 

Realizado no Centro de Estágios de Melgaço e nas freguesias do concelho, o projeto pretende que a intervenção de enfermagem continue a contribuir, tal como o exercício físico, para o controle da diabetes, da hipertensão, do aumento da autoestima do idoso, promova o aumento da ingestão hídrica, os cuidados de higiene e a comunicação e diminua a solidão e a depressão.

 

 

Este projeto assenta em 3 pilares fundamentais:

  • Medicar metade e acompanhar duas vezes – apoiado na avaliação inicial de cada utente e no acompanhamento das sessões de atividade física, por parte da enfermagem, onde se cria uma relação sustentável, sustentada e continuada, de simetria e de confiança, que favorece a aquisição de hábitos de vida saudáveis e a adesão ao regime terapêutico;
  • Limitar metade e acompanhar duas vezes – onde se garante o não ultrapassar a capacidade de reserva individual;
  • Adaptação individual da atividade física – garantida pelo Profissional de Desporto e pela enfermeira em articulação com o médico de família.

 

 

 

 

[Fotografia: Arquivo/Centro Estágios Melgaço]

Últimas