PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Destaques
Melgaço

Melgaço: Programa de Verão promete muita música e animação no concelho

6 Julho, 2018 - 06:37

252

0

O Melgaço em Festa “vai continuar este ano a fazer uma aposta grande no Festival de Cinema”. A garantia foi deixada à Rádio Vale do Minho pelo presidente da Câmara […]

O Melgaço em Festa “vai continuar este ano a fazer uma aposta grande no Festival de Cinema”. A garantia foi deixada à Rádio Vale do Minho pelo presidente da Câmara de Melgaço, numa altura em que já é conhecido o programa daquela iniciativa que vai preencher as primeiras duas semanas do verão do Município mais a norte de Portugal. “Tivemos este ano a concurso mais de 2.500 filmes vindos do mundo inteiro. Isto dá nota da importância cinematográfica que este festival tem”, sublinhou Manoel Batista. A próxima edição do Filmes do Homem – Festival Internacional de Documentário de Melgaço vai decorrer entre 30 de julho e 5 de agosto.

 

 

O programa do Melgaço em Festa prossegue a 3 de agosto com o Festival Internacional de Folclore. Nos dias 4 e 5 de agosto chega o Dia do Brandeiro em que, na Branda da Aveleira, se realiza mais uma edição de um evento que reúne toda a população para celebrar a cultura da transumância, e claro, em volta da deliciosa gastronomia e alvarinho da região.

Mas há também inovações prometidas. “Vamos trazer um toque medieval com o Mercado Medieval” a decorrer entre 10 e 12 de agosto. “Para já ainda é surpresa, mas podemos dizer que pretendemos agarrar a especificidade do nosso centro histórico com uma beleza ímpar e transpor para ali o conceito do medieval”, explicou o edil melgacense. “Já houve experiências no passado ligadas a este toque do medieval. Todas foram abandonadas mas tiveram enorme sucesso”, referiu.

 

 

No dia 12 de agosto, haverá a habitual sessão solene no Salão Nobre da Câmara Municipal. Nomeados ainda não há. “Ainda não temos nada consensualizado quanto a isso, mas teremos oportunidade de dar nota em breve”. Nesse mesmo dia, vai ter lugar o concerto de José Cid. “Um homem já com um currículo longo na história da música portuguesa, que marcou gerações e que ainda é apreciado por gerações mais novas”, apontou Manoel Batista.

O verão melgacense irá prosseguir em Castro Laboreiro com a Festa Castreja entre 14 e 16 de agosto. Três dias verdadeiramente dedicados a uma das aldeias mais emblemáticas do Minho. A freguesia está localizada no planalto com o mesmo nome, em plena serra, numa extensa área dentro do Parque Nacional da Peneda Gerês, dista vinte e cinco quilómetros da sede do concelho. “É um evento que queremos que se alavanque no futuro”, salientou Manoel Batista à Rádio Vale do Minho. 
A aldeia possui ainda um milenar e riquíssimo legado histórico, arqueológico e arquitetónico, designadamente os monumentos megalíticos, o Castelo de Castro Laboreiro – classificado como monumento nacional -, as pontes e igrejas medievais, os fornos comunitários, os moinhos, a atividade agro-pastoril e as singulares brandas, inverneiras e lugares fixos, testemunhos, também aqui, da prática da transumância.

O programa do Melgaço em Festa encerrará a 17 de agosto com a Festa do Emigrante.

 

PUB

Últimas