PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Melgaço

Melgaço: Primeira marca de Alvarinho do concelho sopra 35 velas

15 Maio, 2017 - 10:35

181

0

Quinta de Soalheiro é hoje uma das marcas mais reconhecidas no setor.

A Quinta de Soalheiro é a primeira marca de Alvarinho de Melgaço e está a celebrar 35 anos de vida. Ao longo do seu percurso, o reconhecimento nacional e internacional nunca foi um dado adquirido, mas fez-se continuamente e em cada colheita. A última boa noticia chegou dos Estados Unidos onde as mais recentes notas de Mark Squires – The Wine Advocate são uma motivação acrescida para, com seriedade e trabalho, continuar a elevar a marca Soalheiro como referência dos Vinhos Brancos mundiais. As distinções foram para o Soalheiro Primeiras Vinhas e Soalheiro Reserva, que conquistaram 94 pontos cada, e para o Soalheiro Clássico e Soalheiro ALLO, com 92 pontos cada.
“São estes prémios que demonstram que os líderes de opinião internacional e nacional nos reconhecem como especialistas em Alvarinho”, refere a empresa. “É com orgulho que em 2017 vemos as nossas dimensões conquistarem medalhas de ouro e duplo ouro no maior prémio do Japão, o Sakura – Japan Women s Wine Awards 2017, serem eleitas para acompanhar Sushi pelos maiores especialistas desta iguaria, serem galardoadas pela revista Alemã Selection Magazine, pela Mundus Vinis 2017 e integrar o Top Ten Geir Salvesen (Noruega), entre muitas outras distinções”.
Mas as novidades não ficam por aqui. “No dia 18 de maio, vamos ter uma prova na Garrafeira Tio Pepe com Luís Cândido da Silva e a Decante Vinhos, dois parceiros de longa data que têm acompanhado e contribuído muito de perto para o reconhecimento da marca Soalheiro”, adianta a Quinta de Soalheiro. “Se aliarmos um país de grandes vinhos e grandes produtores, uma região única, um terroir especial onde a casta Alvarinho tem origem (Monção e Melgaço) e uma equipa que se dedica com paixão ao que gosta de fazer temos os ingredientes fundamentais para o sucesso’ afirmam os responsáveis pela Quinta de Soalheiro. Concluindo, é fácil ser feliz… quando fazemos o que nos apaixona”, conclui a empresa em nota de imprensa.

Tudo começa em 1982…

Foi nos anos 70, nomeadamente em 1974, que João António Cerdeira, com o apoio do seu pai, António Esteves Ferreira, plantou a primeira vinha de Alvarinho, criando, em 1982, a primeira marca de Alvarinho em Melgaço. A Quinta de Soalheiro tem um perfil profundamente familiar cuja dedicação aos vinhos se expressa em vinhos elegantes e vibrantes, sendo atualmente Maria Palmira Cerdeira e os seus filhos, Maria João Cerdeira e António Luís Cerdeira, a orientar os trabalhos. As sucessivas gerações, com a sua experiência, têm-se empenhado em apurar os conhecimentos e a capacidade de produzir vinhos cada vez melhores. É uma ligação clara entre o passado, o presente e o futuro. As gerações trabalham lado a lado para, juntas, olharem para o futuro deste setor e desta região. Tudo têm feito para implementar as melhores tecnologias vitícolas e enológicas, de forma a potenciar a expressão dos seus terroirs criando várias dimensões da casta Alvarinho.
A aposta na internacionalização é um dos enfoques da Quinta de Soalheiro que tem privilegiado um crescimento gradual e constante quer a nível nacional, quer internacional. Atualmente, presente em 27 mercados (Alemanha, Angola, Bélgica, Brasil, Canadá, China, Coreia do sul, Dinamarca, Espanha, Estados Unidos, França, Holanda, Inglaterra, Irlanda, Israel, Itália, Japão, Letónia, Luxemburgo, Noruega, Nova Zelândia, Polónia, Suécia, Suíça, Singapura, Bulgária, República Trindade e Tobago) tem como objetivo continuar a dar a conhecer o grande potencial dos vinhos portugueses, em especial do Vinho Verde de ‘Monção e Melgaço – A Origem do Alvarinho’.

Últimas