PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Destaques
Melgaço

Melgaço: Presidente da Câmara quer Pesqueiras elevadas a Património de Interesse Nacional

5 Março, 2018 - 07:41

312

0

O presidente da Câmara de Melgaço defende a elevação das Pesqueiras do Rio Minho a Património de Interesse Nacional. A vontade foi manifestada este fim-de-semana, durante um jantar vínico de […]

O presidente da Câmara de Melgaço defende a elevação das Pesqueiras do Rio Minho a Património de Interesse Nacional. A vontade foi manifestada este fim-de-semana, durante um jantar vínico de promoção à  que contou com a confeção do Chef Vitor Matos. “Elas são realmente únicas no país, enquanto construção!”, realçou Manoel Batista. “É dessas pesqueiras milenares que sai a lampreia que marca realmente a nossa cozinha, o saber fazer… Marca a tradição e os sabores desta altura”, continuou o edil melgacense.

 

 

Em zonas de águas pouco profundas, onde a passagem de qualquer barco é difícil ou até mesmo impossível, formam-se pequenos rápidos. O salmão e o sável saltam. A lampreia, no entanto, opta por serpentear no fundo pedregoso do rio Minho. Para capturar estas espécies, o pescador ribeirinho teve necessidade de construir um engenhoso sistema de muros em pedra partindo das margens, as pesqueiras, nas quais arma as artes designadas botirão e cabaceira. É um processo piscatório cujas origens remontam às primitivas economias recolectoras, evoluindo para técnicas mais elaboradas de aquisição de subsistência.

De acordo com dados recentes do Porto de Caminha, estão registadas no lado português do rio Minho 660 pesqueiras, sendo 130 estão ativas, sendo que não é permitida a criação de novas estruturas. “É essa lampreia que nós quisemos este ano com que fosse reinventada na forma de ser cozinhada e apresentada”, explicou Manoel Batista.

Foram cerca de 70 pessoas que, no passado sábado, tiveram o privilégio de sentar-se à mesa da sala de jantar do Monte de Prado Hotel & SPA, para um jantar vínico de harmonização da Lampreia do Rio Minho com Alvarinho. O momento traduziu-se numa homenagem a estes dois produtos endógenos que atraem ao Município Mais a Norte de Portugal cada vez mais apreciadores.

Com uma estrela Michelin, Vítor Matos é hoje responsável pela cozinha do Vidago Palace Hotel. Apresentou um menu exclusivo com pratos desenvolvidos exclusivamente para o evento. Foram servidos quatro pratos para harmonização com um vinho diferente, nomeadamente os alvarinhos Quintas de Melgaço, Reguengo de Melgaço, Castaboa e Soalheiro. Os elogios ao mestre choveram no final do evento. Vitor Matos saiu da cozinha para ser recebido com um caloroso aplauso.

O jantar aconteceu no âmbito da iniciativa Lampreia do Rio Minho – Um prato de Excelência, em degustação em seis municípios do Vale do Minho – Caminha, Melgaço, Monção, Paredes de Coura, Valença e Vila Nova de Cerveira – até 15 de abril.

 

Veja o nosso vídeo e algumas fotos [Direitos Reservados] do jantar vínico no Monte de Prado Hotel & SPA:

https://www.facebook.com/RadioValedoMinho/videos/1856616304408950/

 

 

 

 

 

 

 

 

Últimas