PUBLICIDADE
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Melgaço

Melgaço: Presidente da Câmara foi a Bruxelas e reuniu com Elisa Ferreira

6 Abril, 2022 - 18:27

412

0

Comissária garante que vai apoiar a RegrowTown.

O presidente da Câmara de Melgaço esteve em Bruxelas, na Bélgica, na qualidade de vice-presidente da rede europeia RegrowTown.

 

Manoel Batista reuniu com a Comissária Elisa Ferreira para analisar e debater a problemática das pequenas e médias cidades e de como estão longe dos ouvidos da Europa.

 

O encontro de trabalho contou também com a presença do autarca alemão Andreas Hollstein, Presidente da Rede RegrowTown. Ambos apresentaram a rede europeia RegrowTown, que visa dar voz audível e granjear o reconhecimento junto das Autoridades Europeias, do mérito e particular contexto dos aglomerados urbanos com menos de 50.000 habitantes.

 

No final do encontro, assegura o Município de Melgaço, “ficou a certeza do apoio da Comissária Europeia à recém criada Rede. Houve ainda oportunidade para a apresentação, por parte do gabinete da comissária, das políticas de apoio futuro e especial foco nas problemáticas das pequenas cidades e áreas rurais, assim como das ferramentas de financiamento que estão a ser ultimadas e que podem fazer a diferença na ação e financiamento dos território. Foi uma reunião muito profícua!”.

 

A RegrowTown foi fundada por um conjunto de pequenas regiões da Europa, Altena, na Alemanha, Idrija, na Croácia, Nyirbator, na Hungria, Aluksne, na Letónia, Isernia, em Itália, Manresa, em Espanha, Igoumenitsa, na Grécia, e Melgaço, em Portugal, e que integraram a rede Re-GrowCity patrocinada pelo URBACT.

 

São regiões que têm experiência comprovada na adoção de práticas inovadoras em contextos de severa restrição de recursos sendo capazes de ativar a sociedade civil e promover a reanimação urbana, nomeadamente pelo uso temporário dos edifícios e espaços comerciais devolutos, com pouco ou mesmo nenhum financiamento externo.

 

 

 

[Fotografias: Município Melgaço]

Últimas