PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Destaques
Melgaço

Melgaço: Presidente da Câmara confiante no êxito do Mercado Medieval

10 Agosto, 2018 - 14:46

240

0

O presidente da Câmara de Melgaço mostrou-se esta sexta-feira muito satisfeito às primeiras horas do Mercado Medieval do concelho. A iniciativa, recorde-se, faz parte do Melgaço em Festa – programa […]

O presidente da Câmara de Melgaço mostrou-se esta sexta-feira muito satisfeito às primeiras horas do Mercado Medieval do concelho. A iniciativa, recorde-se, faz parte do Melgaço em Festa – programa de Verão preparado pelo Município que vai estender-se até 17 de agosto. O Mercado Medieval, que está a levar a vila até ao século XIV, começou desde manhã cedo a surpreender os melgacenses e todos os visitantes. As ruas do centro histórico estão preenchidas com bancas comerciais alusivas à época. Vende-se de tudo um pouco… desde especiarias, passando por bebidas até aos souvenirs mais originais. “É um Mercado que promete surpreender e trazer muito dinamismo à vila. Estão criadas todas as condições para conseguirmos esses dois objetivos”, disse o presidente da Câmara, Manoel Batista [na foto segundo a contar da direita], aos microfones da Rádio Vale do Minho.

Esta é uma atividade que se estreia no verão melgacense. Entre os cortejos históricos a serem realizados pelas ruas, há também no programa encenações e demonstrações com aves de rapina. “Acho que vai funcionar muito bem. É a primeira edição que já tem tudo para que corra bem. Será certamente uma iniciativa para manter-se e para crescer no futuro”, continuou o edil melgacense realçando sempre a importância de lembrar a marca que o rei D. João I (1357-1433) deixou em todo o Vale do Minho. “Atribuiu forais a vários municípios. É, por isso, muito importante celebrar e lembrar este rei. Celebrar a história e as tradições. Agarrando na história e no nosso património devemos olhar para o futuro de forma aberta, sem medo e com otimismo”, concluiu Manoel Batista.

Este primeiro dia do Mercado Medieval arrancou com um Cortejo Histórico pelas principais artérias da vila. Haverá também um torneio apeado e, mais à noite, a partir das 21h30, recriações de rixas nas tabernas, um espetáculo de fogo e concertos medievais também no castelo.

No sábado, durante a manhã, mais um cortejo histórico. A tarde será preenchida com danças e música medieval. À noite, no castelo, será representada A Lenda de Inês Negra, pela companhia Velha Lamparina a partir das 22h00. Vai seguir-se, uma hora depois, um concerto medieval no Largo Hermenegildo Solheiro que vai depois entrar n’ “O Mundo das Trevas” pelos Viajantes no Tempo. A noite vai fechar com mais música medieval.

O último dia, domingo, será marcado pelo Desfile Oriental que vai percorrer as principais artérias da vila a partir das 17h30. Vai seguir-se, até às 19h00, muita música medieval por vários grupos convidados.

 

PUB

Últimas