PUBLICIDADE
AVANÇAR

Menu

1

2

Melgaço

Melgaço: Prepare os músculos – Obstaklus Race está de volta… e já há data

14 Outubro, 2021 - 11:48

826

0

É uma das provas mais duras de todo o calendário desportivo melgacense.

Dois anos depois, está de volta uma das provas mais duras de todo o calendário desportivo melgacense. A próxima edição da Obstaklus Race já tem data marcada. Vai realizar-se no próximo dia 31 de outubro, domingo.

 

É, definitivamente, uma prova à qual só os mais fisicamente aptos tratam por tu. E são muito poucos. Entre as quase três centenas presentes na edição de 2019, contaram-se pelos dedos os atletas que ultrapassaram todos os obstáculos na perfeição.

 

Entre sexos, tem havido uma maioria masculina mas o número de mulheres a participar aumenta. Muitos galegos. E, evidentemente, os vários tipos de forma de olhar esta prova. Há aqueles que levam o desafio mesmo a sério. Saem na frente com ar sempre compenetrado. 

 

Um trajeto de oito quilómetros a cumprir. Mas todo ele cheio de obstáculos, alguns deles com um grau de exigência significativo sobretudo os que obrigam a mais força de braços. Ora atravessando, de forma simples, pendurado em sucessivas barras… ora [de forma bem mais difícil] retirando as próprias barras de ferro e ir progredindo até ao final do desafio.

 

Mas há mais. Do atravessar uma piscina por baixo de tubos, passando por escalar uma barreira de madeira e uma rede, até ao simples atravessar de um riacho por cima de finas traves tudo serve para pôr à prova os participantes.

 

 

‘Pagar’ com burpees

Há depois os atletas moderados… que só não conseguem ultrapassar um número muito restrito de obstáculos. Para prosseguir, têm de pagar com os chamados burpeesUm movimento que começa na posição de pé, seguido de um agachamento, de seguida colocam-se as mãos no chão e lançam-se as pernas para trás, ficando na posição de prancha. Aí regressa-se, rapidamente, à posição de agachamento e termina com um salto vertical para a posição de pé, com os braços esticados.

 

Parece-lhe fácil? Pois. Só que o preço para passar não é apenas de um burpee. Pode variar entre oito e 15.

 

 

Apenas na desportiva

E finalmente existem aqueles participantes meramente na desportiva. Divertimento puro e muitas gargalhadas em cada obstáculo. Não ligam ao cronómetro. Apenas procuram diversão pura. Burpees? Sem problema. Bem ou mal feitos lá acabam por ser contabilizados.

 

Mas, no meio de tantas dificuldades, há também as paisagens de Melgaço que encantaram sobretudo os atletas forasteiros. A vista para o rio Minho mostrando gente a fazer rafting era o perfeito convite ao regresso àquele que se assume como Destino de Natureza Mais Radical de Portugal.

As inscrições para a próxima edição da Obstaklus Race já estão abertas. Podem ser feitas AQUI.

 

 

[Fotografia: Arquivo/Rádio Vale do Minho]

Últimas