PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Melgaço

Melgaço: «Pegada Zero» realiza-se entre 10 e 14 de maio

4 Abril, 2017 - 09:02

200

0

Estão prometidos dias de aventura e natureza com o Rio Minho (Rede Natura) e com o Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG).

Melgaço recebe entre os próximos dias 10 e 14 de maio a segunda edição do «Pegada Zero – Jornadas de Turismo de Natureza». Estão prometidos dias de aventura e natureza com o Rio Minho (Rede Natura) e com o Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG), consagrado pela UNESCO Reserva Mundial da Biosfera, como pano de fundo para diversas atividades que prometem encantar pequenos e crescidos, ao mesmo tempo que permitem dar a conhecer a região, as suas gentes e costumes.
Melgaço apresenta-se com todas as condições para atividades de Turismo de natureza, não fosse este concelho estar situado na Área Protegida mais importante de Portugal, o PNPG. O «Pegada Zero» vai aproveitar todas essas potencialidades, espalhadas por vários locais de rara beleza, na vertente de turismo de natureza, envolvendo todos os agentes que atuam na região – empresas de Animação, Restauração, Alojamento, Comunidade local, entre outras, mas também pretende que se desenvolvam ações de sensibilização sobre a conservação da natureza, junto das comunidades intervenientes, assim como criar ou reforçar a relação das mesmas com o serviço. Porta de Lamas de Mouro, pela sua contextualização, assim como pela existência de espaços, infraestruturas e equipamentos de apoio (Parque de Merendas; Auditório; Salas para Workshops; Espaços expositivos; Centro de BTT, entre outros) que permitem a realização de múltiplas atividades, é o local escolhido para exposições e algumas atividades.
Haverá um programa para a Fam Trip e um outro geral – Festa do Desporto de Natureza – com atividades para todas as idades. Exposições Temáticas na Porta de Lamas de Mouro (‘O Regresso da Cabra-montês ao PNPG’ e ‘Flora Emblemática de Melgaço – PNPG’); o Colóquio ‘Turismo de Natureza, Aventura e Segurança’; Observação da Cabra-montês, com passeio pedestre de cerca de duas horas (uma espécie rara em Portugal, existindo apenas na Serra do Gerês e na Serra Amarela); atividades para os mais pequenos (6 a 12 anos), com Jogos Tradicionais / Passeios pedestres ‘À Descoberta da Natureza’ / Oficinas de Reutilização; conhecer o néctar da região, o alvarinho, com visita à Quinta de Soalheiro, e o fumeiro, com visita à Quinta de folga; o Workshop ‘Fotografia de Natureza’; Paddle; Batismo de Mergulho; Salto Pendular; Arborismo; Slide; Escalada; Rappel; Primitive Race; Ecotuc Tour; Percurso de BTT; Tiro Desportivo; Kayaks; Orientação; Jogos Tradicionais; e Parapente farão as delícias de quem participar no Pegada Zero. As noites também serão de animação, com a Warm Up Festa do Desporto de Natureza, no Rios Bar.

Últimas