O Município de Melgaço reforçou o pacote de apoios financeiros para o setor pecuário.
Este ano, segundo a autarquia, o envelope abrange também os apicultores.
“O pacote de medidas fortalece o compromisso da nossa autarquia com o crescimento sustentável do setor da pecuária, com o intuito de alavancar o aumento da produção, mas também a criação de produtos diferenciados e de valor acrescentado”, realça o Município.
As ajudas são destinadas a produtores de bovinos, caprinos, ovinos e de suínos, aos produtores de fumeiro e, agora, também aos apicultores do concelho.
O objetivo é “auxiliar com os custos de produção e, especialmente, com os encargos legais associados à saúde e higiene animal, essenciais para garantir a saúde pública e a segurança alimentar”.
“A inclusão do setor apícola reflete a importância da apicultura para o aproveitamento sustentável do espaço rural e para a preservação da biodiversidade. Para além dos produtos diretos da atividade, como mel, cera, pólen, própolis e geleia real, a apicultura desempenha um papel vital na polinização, contribuindo para o equilíbrio ecológico dos ecossistemas e para a produção de culturas agrícolas”, considera o vice-presidente da Câmara, José Adriano Lima.
As candidaturas já estão a decorrer. O prazo prolonga-se até ao próximo dia 28 de fevereiro.
Lembra a autarquia que “terão obrigatoriamente, de ser referentes ao efetivo animal, ou abates, do ano imediatamente anterior”.
“O montante anual do apoio a atribuir a cada produtor pecuário do concelho de Melgaço é calculado, segundo a tipologia de cada exploração”, acrescenta.
O regulamento pode ser consultado AQUI [clique para abrir].
Comentários: 0
1
0