PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Destaques
Melgaço

Melgaço entre os 30 melhores municípios no rating municipal da Ordem dos Economistas

9 Maio, 2019 - 15:06

299

0

Melgaço está entre os 30 melhores municípios portugueses no rating municipal elaborado e divulgado pela Ordem dos Economistas. O estudo coloca Melgaço no Top 30 nacional e, na categoria de […]

Melgaço está entre os 30 melhores municípios portugueses no rating municipal elaborado e divulgado pela Ordem dos Economistas. O estudo coloca Melgaço no Top 30 nacional e, na categoria de municípios pequenos, Melgaço consegue mesmo estar entre os 10 melhores. Em síntese, é o município do Vale do Minho que consegue a melhor posição neste rating.

“Registamos com agrado o resultado deste estudo. Ficamos contentes mas o nosso objetivo sempre foi este desde o início: gerir bem, ganhar qualidade no serviço e procurar desenvolver estratégias, projetos e implementar ações no sentido de acautelarmos o futuro do Município e dos munícipes”, disse à Rádio Vale do Minho o presidente da Câmara, Manoel Batista (PS). “É isto que estamos a fazer de forma continuada. Com horizontes”, sublinhou.

 

Manoel Batista: “Espero que este indicador seja mais uma nota de que estamos a trilhar o bom caminho. Continuaremos a trabalhar sem qualquer vaidade.”

 

Num estudo exaustivo, são apresentados os resultados dos 308 municípios portugueses em vários campos. São ainda divulgados os 10 melhores e os 10 piores, em termos de dimensão do município (pequenos, médios e grandes) e por região Norte, Centro, Alentejo, Lisboa, Algarve, Madeira e Açores.

O referido estudo avaliou os municípios em vários indicadores: governança, eficácia de serviço ao cidadão, desenvolvimento económico e social, e sustentabilidade financeira. Apresentou ainda as principais implicações ao nível das políticas e estratégias municipais. “Espero que este indicador seja mais uma nota de que estamos a trilhar o bom caminho. Continuaremos a trabalhar sem qualquer vaidade por termos tido estes resultados, que só nos motivam a trabalhar de forma ainda mais vigorosa para atingir os objetivos que pretendemos para o Município”, concluiu Batista.

No rating geral, que agrega as 4 dimensões referidas, Ponte de Lima é o município mais sustentável de toda a região do Minho (Alto e Baixo Minho) ocupando o 7.º lugar a nível nacional. Já somente pelo Alto Minho, segue-se Melgaço em 27º lugar. Surge depois Valença no lugar 38º. Um pouco mais abaixo, em 42º, aparece Vila Nova de Cerveira. Em 55º ficou Arcos de Valdevez. O posto 68º foi para Viana do Castelo. Em 80º está o município de Monção. Os municípios de Paredes de Coura, Ponte da Barca e Caminha estão já fora do TOP 100 nacional.

De referir que esta foi a primeira vez que se realizou um Rating Municipal Português, com uma avaliação com notas a critérios que vão para além da atividade autárquica.

 

[Fotografia: Município de Melgaço]

 

PUB

Últimas