PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

1

0

Melgaço

Melgaço/Oficial: Creche da Santa Casa aumenta capacidade em 50% – Mais vagas já a partir de setembro

25 Agosto, 2023 - 16:00

1090

0

Acordo assinado com o Instituto da Segurança Social.

A Santa Casa da Misericórdia de Melgaço (SCMM) assinou esta sexta-feira um acordo com o Instituto da Segurança Social que lhe permite aumentar a capacidade da sua creche em cerca de 50%, já a partir do próximo dia 1 de setembro.

 

“Este é um momento importante para a Misericórdia, mas é, acima de tudo, uma grande notícia para a comunidade melgacense, em especial para as jovens famílias”, disse o Provedor da SCMM, Jorge Ribeiro.

 

Esta creche é a única no concelho com capacidade para 41 crianças. Com o acordo assinado, passa para 60 o número de crianças que a Santa Casa pode receber.

 

“Encontrava-se completamente lotada. Ao longo dos últimos tempos a lista de espera tem verificado um crescimento constante, ultrapassando já as três dezenas”, disse o Provedor.

 

A procura tem aumentado exponencialmente e Jorge Ribeiro aponta “dois fatores fundamentais”.

 

“Por um lado, a atual política de gratuitidade da reposta, a qual influencia a decisão de alguns jovens pais, no momento de optar entre deixar as crianças com familiares ou recorrer à resposta de creche. Por outro lado, têm chegado ao concelho de Melgaço cada vez mais jovens imigrantes, maioritariamente oriundos do Brasil, acompanhados dos seus filhos ou que aqui acabam por constituir família, necessitando assim da resposta de creche para deixar as suas crianças nos períodos laborais”, explicou.

 

“Este aumento de capacidade é o resultado das obras de requalificação, realizadas com o apoio de fundos comunitários do Programa Norte2020 e do Município melgacense, e da recente legislação, que visa melhorar a conciliação entre trabalho, vida pessoal e familiar, nomeadamente com o reforço a capacidade de resposta de creche, quer ao nível do aumento do número de lugares disponíveis, quer da diversificação dos serviços e horários”, disse.

 

Jorge Ribeiro realçou ainda o envolvimento e o empenho do Centro Distrital da Segurança Social de Viana do Castelo, através da sua diretora, Cristina Oliveira, e dos seus técnicos, assim como do Município de Melgaço, do Presidente Manuel Batista, das equipas da área social e dos técnicos de urbanismo.

 

“Sem o inexcedível envolvimento, espírito de missão e preocupação com as famílias do nosso concelho, de todas estas pessoas, não seria possível alcançar este fantástico resultado, em tão curto espaço de tempo”.

 

O Provedor salientou ainda que, já no próximo mês de setembro, fruto de uma candidatura ao Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), vão arrancar obras no edifício da infância, que permitirão um novo aumento de capacidade, ficando a partir daí com mais de oitenta lugares disponíveis para as nossas crianças.

 

“A longevidade da nossa instituição assenta nesta proximidade com as populações, no conhecimento das suas necessidades e na busca constante de soluções. É assim que se vão construindo os mais de cinco séculos de história da Misericórdia de Melgaço”, concluiu Jorge Ribeiro.

 

 

[Fotografia: SCMM]

Últimas