PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Destaques
Melgaço

Melgaço: Obstaklus Race já tem data marcada e vai ter novos desafios

30 Janeiro, 2020 - 10:23

236

0

PUB É uma das provas mais duras de todo o calendário desportivo melgacense. A próxima edição da Obstaklus Race já tem data marcada. Vai realizar-se no próximo dia 2 de […]

PUB

É uma das provas mais duras de todo o calendário desportivo melgacense. A próxima edição da Obstaklus Race já tem data marcada. Vai realizar-se no próximo dia 2 de agosto, domingo. “Vai ter novos obstáculos e muita inovação. Não podemos ficar no marasmo. Dá mais trabalho mas tudo fazemos para atrair cada vez mais participantes”, disse Igor Moreira, da organização, à Rádio Vale do Minho.

É, definitivamente, uma prova à qual só os mais fisicamente aptos tratam por tu. E são muito poucos. Entre as quase três centenas presentes na edição de 2019, contaram-se pelos dedos os atletas que ultrapassaram todos os obstáculos na perfeição.

Entre sexos, tem havido uma maioria masculina mas o número de mulheres a participar aumenta. Muitos galegos. E, evidentemente, os vários tipos de forma de olhar esta prova. Há aqueles que levam o desafio mesmo a sério. Saem na frente com ar sempre compenetrado. 

Um trajeto de oito quilómetros a cumprir. Mas todo ele cheio de obstáculos, alguns deles com um grau de exigência significativo sobretudo os que obrigaram a mais força de braços. Ora atravessando, de forma simples, pendurado em sucessivas barras… ora [de forma bem mais difícil] retirando as próprias barras de ferro e ir progredindo até ao final do desafio.

Mas houve mais. Do atravessar uma piscina por baixo de tubos, passando por escalar uma barreira de madeira e uma rede, até ao simples atravessar de um riacho por cima de finas traves tudo serviu para pôr à prova os participantes.

 

‘Pagar’ com burpees

 

Há depois os atletas moderados… que só não conseguiram ultrapassar um número muito restrito de obstáculos. Para prosseguir, tinham de pagar com os chamados burpeesUm movimento que começa na posição de pé, seguido de um agachamento, de seguida colocam-se as mãos no chão e lançam-se as pernas para trás, ficando na posição de prancha. Aí regressa-se, rapidamente, à posição de agachamento e termina com um salto vertical para a posição de pé, com os braços esticados.

Parece-lhe fácil? Pois. Só que o preço para passar não é apenas de um burpee. Pode variar entre oito e 15.

 

Apenas na desportiva

 

E finalmente existem aqueles participantes meramente na desportiva. Divertimento puro e muitas gargalhadas em cada obstáculo. Não ligam ao cronómetro. Apenas procuram diversão pura. Burpees? Sem problema. Bem ou mal feitos lá acabam por ser contabilizados.

Mas, no meio de tantas dificuldades, há também as paisagens de Melgaço que encantaram sobretudo os atletas forasteiros. A vista para o rio Minho mostrando gente a fazer rafting era o perfeito convite ao regresso àquele que se assume como Destino de Natureza Mais Radical de Portugal.

 

Edição deste ano vai ser pontuável para o Campeonato Nacional

 

A Rádio Vale do Minho sabe já que a edição deste ano vai ser pontuável para o Campeonato Nacional OCR. “É um grande salto qualitativo que damos. Um importante reconhecimento do nosso trabalho”, salientou Igor Moreira.

As inscrições abrem brevemente. O evento é uma organização da Melsport – Melgaço, Desporto e Lazer, E.m. e da ObstalkusRace, com o apoio do Município de Melgaço.

 

[Fotografia: Município de Melgaço]

 

PUB

Últimas