PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Destaques
Melgaço

Melgaço: Obras de requalificação da ETAR de Penso são inauguradas esta sexta-feira

25 Janeiro, 2019 - 06:53

410

0

Vão ser inauguradas esta sexta-feira as obras de requalificação da ETAR da Zona Industrial de Penso. A cerimónia será presidida pelo Secretário de Estado do Ambiente, Carlos Martins. Num investimento de […]

Vão ser inauguradas esta sexta-feira as obras de requalificação da ETAR da Zona Industrial de Penso. A cerimónia será presidida pelo Secretário de Estado do Ambiente, Carlos Martins. Num investimento de 649.262,02 euros (Fundo de Coesão: 551.872,71 euros), este projeto promete solucionar problemas de falta de capacidade da antiga ETAR.

Este equipamento proporciona a Melgaço um tratamento do tipo biológico aeróbio por lamas ativadas, em modo descontínuo sequencial (SBR).

Assim, o sistema de tratamento é constituído por:Tratamento Preliminar: inclui dois sistemas de gradagem para remoção de sólidos grosseiros e finos e um desarenador/desengordurador; Tratamento Primário: inclui a homogeneização do efluente, correção do pH e nutrientes; Tratamento Secundário: tratamento Biológico Aeróbio por lamas biológicas em modo SBR num reator com capacidade total para tratamento de 500 m3/dia de efluente; Tratamento Terciário: constituído por um leito de areia de fluxo ascendente.

 

Manoel Batista: “É mais um passo no progresso. É a colocação no terreno de uma estrutura absolutamente essencial para o futuro do concelho.”

 

“É mais um passo no progresso. É a colocação no terreno de uma estrutura absolutamente essencial para o futuro do concelho”, frisou o presidente da Câmara, Manoel Batista à Rádio Vale do Minho. “É uma estrutura que não só consegue dar resposta a populações próximas como as de Alvaredo e de Penso, mas que também dará resposta a equipamentos industriais e a todo um conjunto de produtores de vinho que estão a crescer de uma forma muito significativa no território”. E a título de exemplo, Manoel Batista referiu “as novas adegas, a crescente produção e a capacidade de fazer mais valor com o produto que têm”. Em síntese, concluiu o autarca, esta ETAR proporciona “condições necessárias para que o desenvolvimento do Município aconteça”.

projeto contou com o financiamento dos FEEI – Fundos Europeus Estruturais e de Investimento (em concreto do Fundo de Coesão), através do Portugal 2020, nomeadamente do POSEUR – Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso dos Recursos. O Município prevê que esta operação atinja vários resultados, entre eles população adicional servida pelas melhorias do sistema de saneamento de águas em alta: 1.200 equivalente população (e.p); ETAR remodelada para servir entre 500 e 15.000 (e.p.); Alojamentos abrangidos com avaliação satisfatória no cumprimento dos parâmetros de descarga: 100%.

A cerimónia de inauguração das obras de requalificação vai ter lugar nas instalações desta ETAR. Está marcada para as 10h30.

 

PUB