PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Destaques
Melgaço

Melgaço: Novos confrades do Vinho Alvarinho vão ser entronizados no próximo sábado

8 Outubro, 2018 - 09:07

256

0

Realiza-se na próxima sexta-feira e sábado o XII Capítulo da Real Confraria do Vinho Alvarinho. Uma cerimónia que acontece todos os anos realizando-se alternadamente em Monção e em Melgaço. Este […]

Realiza-se na próxima sexta-feira e sábado o XII Capítulo da Real Confraria do Vinho Alvarinho. Uma cerimónia que acontece todos os anos realizando-se alternadamente em Monção e em Melgaço. Este ano, o evento vai ter lugar neste último concelho. Arranca na sexta-feira pelas 18h30, com uma visita guiada à adega da Quinta de Soalheiro e provas de vinhos. Uma hora mais tarde decorrerá um buffet de produtos locais, incluindo fumeiro de Bísaro da Quinta de Folga.

O dia seguinte, sábado, será o mais solene. Depois da concentração dos confrades no Solar do Alvarinho segue-se, pelas 10h30, o desfile pelas ruas do centro histórico de Melgaço. A comitiva será recebida pelo presidente da Câmara de Melgaço no Salão Nobre da edilidade. O cortejo seguirá depois para as Termas de Melgaço onde, após um momento musical, decorrerá o momento de geminação da Confraria do Alvarinho com a Confraria de Vinhos das Rias Baixas. Para as 12h10, está então previsto o arranque da entronização dos novos confrades. Seguir-se-á um almoço vínico num restaurante do concelho.

 

Presidente da Câmara de Monção vai ser entronizado – Padrinho será o congénere de Melgaço

 

O presidente da Câmara de Melgaço, Manoel Batista (PS), vai apadrinhar o congénere de Monção, António Barbosa (PSD), na cerimónia de entronização dos novos confrades da Real Confraria do Vinho Alvarinho. “Fui convidado o ano passado para ser entronizado mas achei por bem não o fazer, até porque tinha acabado de ganhar a Câmara há poucos dias. Mas tinha esta vontade de dar mais um sinal à sub-região”, contou António Barbosa à Rádio Vale do Minho. “Esse sinal forte traduz-se no presidente da Câmara de Monção ser entronizado num ano em que a cerimónia é feita em Melgaço”. Recorde-se que as entronizações são feitas anualmente, de forma alternada, em cada um dos dois concelhos vizinhos. “Tendo como padrinho o presidente da Câmara de Melgaço, é ouro sobre azul. Já existe uma comunhão perfeita entre dois municípios que deveriam ter trabalhado sempre desta maneira”, avaliou o edil social-democrata. “Com duas câmaras de cor política diferente estamos a conseguir uma aproximação muito forte, hoje com uma amizade que nos permite afirmar que o futuro da sub-região está garantido. Há dois autarcas a trabalhar em conjunto e a olhar acima de interesses partidários”, concluiu Barbosa.

 

[Fotografia: Real Confraria do Vinho Alvarinho / Direitos Reservados]

 

PUB

 

 

0 comentários

0

   

Últimas