PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Melgaço

Melgaço: No próximo sábado há Festa dos Pescadores das Pesqueiras em Alvaredo (veja o PROGRAMA)

10 Maio, 2023 - 16:57

813

0

Evento marca o encerramento da época piscatória nos dois lados da fronteira.

Realiza-se no próximo sábado, dia 13 de maio, na freguesia de Alvaredo, em Melgaço, a Festa dos Pescadores das Pesqueiras do Rio Minho.

 

Trata-se de uma iniciativa que “marca o encerramento da época piscatória nos dois lados da fronteira deste rio (no troço compreendido entre a linha que passa pelas torres do Castelo da Lapela, em Monção – Portugal, e pela igreja do Porto, em Espanha, e o limite superior da linha fronteiriça)”, explica a organização.

 

“O evento, que se assume como um momento de convívio entre os pescadores das pesqueiras do Rio Minho, bem como das diversas instituições/ entidades com as quais mantêm relações, tem como propósito chamar a atenção para a importância da atividade piscatória nas pesqueiras do rio Minho, nomeadamente ao nível dos aspetos económicos, ecológicos, sociais, patrimoniais e culturais”, acrescenta a organização.

 

“A festa oferecerá aos participantes uma experiência associada à gastronomia, com produtos endógenos da região, onde se destacam a lampreia e o sável pescados e confecionados pelos pescadores, e à descoberta das suas origens: os visitantes terão a oportunidade de conhecer in loco as pesqueiras e a arte ancestral de pesca que aqui se faz”.

 

Caso as condições climáticas atmosféricas sejam adversas, o evento decorrerá nas instalações da A Associação “A Batela” (Alvaredo).

PROGRAMA

10h30 – Concentração dos pescadores e entidades convidadas no acesso ao Rio Minho (coordenadas: 42.101261, -8.313881)
10h40 – Receção de boas-vindas
» Presidente da Câmara Municipal de Melgaço, Manoel Batista Calçada Pombal
» Presidente da Junta de Freguesia de Alvaredo, Diogo Castro
» Presidente da PESQUEIRAS, Associação dos Pescadores do Rio Minho, Venâncio Fernandes
11h00 – Caminhada pelas pesqueiras e explicação da arte da pesca
12h30 – Almoço convívio com música tradicional
[Fotografia: Arquivo/Isabel Domingues]

Tópicos:

#Festa

Últimas