PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Melgaço

Melgaço: Neve iminente em Castro Laboreiro – IPMA avisa para “acumulação de 5 cm acima de 1.000 metros”

21 Fevereiro, 2024 - 00:04

720

0

Aviso amarelo entre as 21h00 de quinta-feira e 19h00 de sexta-feira.

A neve está iminente no Alto Minho. Em todos os portais meteorológicos os alertas são constantes e de grande convicção.

 

Esta terça-feira, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou o distrito de Viana do Castelo sob aviso amarelo entre as 21h00 de quinta-feira e 19h00 de sexta-feira, devido à previsão de queda de neve.

 

Neste período, refere o IPMA, está prevista “queda de neve acima de 800 m, com acumulação acima de 1.000 m, que poderá superior a 5 cm”.

 

Num mapa divulgado, aquele instituto coloca a vila cimeira de Castro Laboreiro, Melgaço, debaixo de um generoso manto de neve.

 

O mesmo a acontecer em localidades cimeiras de Arcos de Valdevez, nomeadamente Soajo.

 

 

[Fonte: IPMA]

 

 

A meteorologia mundial vai também confirmando este cenário para o Alto Minho. O portal meteoexploration, segue a alertar para uma significativa nevada em terras castrejas.

 

 

 

[Fonte: meteoexploration]

 

 

O Centro Europeu de Previsões Meteorológicas a Médio Prazo (ECMWF) não destoa. As previsões mais recentes foram divulgadas esta terça-feira pelo portal Meteo Trás os Montes – Portugal.

 

“Várias zonas do Noroeste Penínsular poderão registar entre sexta e sábado a maior nevada do ano. Neste momento a cota mínima mais provável está em torno aos 700/800 metros. Acumulações significativas acima dos 1.000/1.100 metros”, descreve.

 

 

 

 

 

Novamente por cá, o portal tempo.pt prevê queda de neve em Castro Laboreiro durante toda a madrugada de sexta-feira.

 

 

[Fonte: tempo.pt]

 

 

O IPMA emitu também um alerta para a “perturbação causada por queda de neve com acumulação e possível formação de gelo (p. ex., vias condicionadas ou interditas, danos em estruturas ou árvores, abastecimentos locais prejudicados)”.

 

 

 

[Fotografias capa: IPMA | Arquivo/Rádio Vale do Minho]

Últimas