PUB
O mês de fevereiro vai a meio e ainda não há sinais de neve em Castro Laboreiro, no concelho de Melgaço. Nem a meteorologia portuguesa nem a espanhola dão sequer previsões disso, pelo menos, até final deste mês.
A situação começa a preocupar naquela vila que, nos últimos anos, tem tido no manto branco uma preciosa fonte de rendimento. Sempre que neva em força, Castro Laboreiro enche-se de turistas que chegam de vários pontos do país para uma tarde ou até mesmo dias de divertimento naquela localidade.
“Claro que está atrasada. Noutros tempos nevava muito. Vi há pouco a meteorologia espanhola e não vai haver nada nos próximos dias. Isto prejudica-nos porque vem muita gente aqui”, disse Adílio Pereira, proprietário da Pastelaria A Castrejinha, naquela vila.
Conhecido pela sua paixão pela meteorologia, Adílio Pereira aponta de imediato o dedo às “alterações climáticas”. “Anda tudo trocado. Quando era um rapaz novo cheguei a ver por aqui quase um metro de neve!”, recordou à Rádio Vale do Minho. Mas agora os tempos mudaram.
O Sr. Adílio – assim é conhecido por toda a gente – é hoje seguido por milhares de pessoas nas redes sociais. Chamam-lhe carinhosamente de meteorologista ou então o homem do tempo.
Acorda cedo. De forma quase sagrada, todas as manhãs descreve o estado do tempo onde vive e as previsões do que está para vir. Tirando partido das afamadas quedas de neve, Abílio Pereira começou a captar a atenção dos locais, de turistas e da própria comunicação social.
Os últimos anos têm sido marcados nesta vila por quedas de neve durante o mês de fevereiro e depois uma outra em finais de março ou até em abril – já em plena Primavera. “Vamos lá ver se em março temos! Provavelmente sim”, palpitou o Sr. Adílio.
A próxima semana aponta para sol e céu pouco nublado em Castro Laboreiro. As mínimas vão rondar os 4º e os 7ºC. Altas… ainda demasiado altas para uma eventual queda de neve. Quando vai nevar? O Sr. Adílio o dirá, certamente.
[Fotografia: Arquivo]
Comentários: 0
0
0