PUBLICIDADE
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Melgaço

Melgaço: Município procura voluntários para ajudar refugiados da Ucrânia

9 Março, 2022 - 13:31

822

0

Solidariedade.

O Município de Melgaço criou uma bolsa de voluntariado para apoio na integração das famílias refugiadas e logística associada à recolha de bens e também para alojamento de famílias refugiadas provenientes da Ucrânia.

 

Os interessados em desempenhar as funções de voluntariado devem inscrever-se pelo email secretaria.ddec@cm-melgaco.pt ou pelos telefones: 926292373 ou 964182295.

 

Em nota divulgada, o Município refere ainda que foi criada uma bolsa de alojamento em parceria com as IPSS´s e Associações locais. Foi ainda definida uma equipa multidisciplinar, de âmbito municipal, para coordenação das várias ações a desenvolver.

 

Recorde-se que Melgaço, em articulação com os restantes nove municípios que integram a Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho), o CDOS (Comando Distrital de Operações e Socorro) de Viana do Castelo e o Banco Alimentar de Viana do Castelo, tem em marcha uma campanha de solidariedade a favor do povo ucraniano.

 

A ação tem como propósito nesta primeira fase a recolha de bens essenciais e a identificação de alojamento temporário.

 

Que bens podem ser doados?

Cereais (trigo, milho, trigo sarraceno, aveia), Alimentos enlatados (peixe, carne), Salsichas de armazenamento longo, Queijos duros, Nozes e frutos secos, Biscoitos; Medicamentos e outras substâncias: Compressas estéreis em embalagens individuais (com componente elástico de compressão de primeiros socorros), Ligaduras e Gaze (estéril), Tipo de ligadura oclusiva torácica (em gel), Fita adesiva (não-tecido), Luvas de nitrilo (não-estéreis), Cobertor térmico (em polietileno), Meios mecânicos para parar hemorragias (Garrotes, Pomadas hemostáticas), Tubos nasofaríngeos (tubos de Guedel com lubrificante), Tesouras para cortar roupa e sapatos.

 

 

Onde podem ser entregues?

Podem ser entregues na Loja Social da Cruz Vermelha, nos dias úteis entre as 9h00h e as 17h00.

 

O Centro de Estágios de Melgaço foi definido como o centro de armazenamento. E daqui os bens humanitários serão encaminhados para o Banco Alimentar de Viana do Castelo.

 

 

[Fotografia: Ilustrativa/DR]

Últimas