PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Melgaço

Melgaço: Multidão renovou Fé em Nossa Senhora da Orada – Veja as FOTOS

17 Maio, 2023 - 22:33

2014

0

Madrinha dos Bombeiros Voluntários de Melgaço.

Centenas de pessoas marcaram presença esta quarta-feira à noite na secular capela de Nossa Senhora da Orada, em Melgaço, para as celebrações em Honra da Virgem, também madrinha dos Bombeiros Voluntários deste concelho.

 

Após a Eucaristia, seguiu-se a procissão de velas, com a secular imagem acompanhada pela corporação. 

 

Localizada nos arredores da vila, a Igreja de Nª Srª da Orada é, desde a sua construção, no século XIII, um pólo de grande devoção.

 

O seu topónimo Orada, aliás, significa local de oração e romaria.

 

A este santuário, desde o dia da ascensão do Senhor até à festa do Espírito Santo, vão em romaria as mães das freguesias da vila de Monção e do seu termo, a oferecer o resíduo do Círio Pascal e vai acompanhar a procissão ao menos uma pessoa de cada paróquia, com os seus párocos e isto por voto que antigamente fizeram em tempo de uma grande peste, de que ficou preservada a mesma vila e as freguesias do seu termo, as quais fizeram o referido voto e também muitas freguesias do termo de Valadares e todas as do termo de Melgaço“, refere uma obra com cerca de 300 anos, citada pelo investigador Valter Alves, no blog Melgaço, Entre o Minho e a Serra.

 

As gentes vão em procissão à Senhora da Orada e no mesmo tempo, umas por devoção e muitas por voto, com clamores e procissão no mesmo santuário, para implorar da Senhora os favores do Céu. E também em tempo que se necessita de sol, ou de chuva, vão muitas freguesias em procissão com ladainhas a pedir à Senhora os seus favores. O que com evidência experimentam, porque esta misericordiosa Senhora lhes alcança logo os bons despachos de tudo o que pedem“, lê-se ainda.

 

 

 

Veja a galeria de fotos [créditos: Bruno Ribeiro]

 

 

 

 

De referir que esta quinta-feira é Feriado Municipal em Melgaço. Uma data móvel que calha sempre no Dia da Ascensão assinalado pela Igreja Católica.

 

 

[Fotografias capa: Bruno Ribeiro]

Tópicos:

#Igreja

Últimas