PUBLICIDADE
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Melgaço

Melgaço mostrou aos mais novos um documento de valor incalculável

27 Julho, 2022 - 17:03

264

0

‘Arquivista por um dia’.

No total foram 36 pequenos felizardos. Um grupo de crianças do Jardim-de-Infância da Santa Casa da Misericórdia visitou o Arquivo Municipal de Melgaço. Tiveram a oportunidade de ver de perto um documento que muitos adultos ainda não viram e outros nunca chegaram sequer a ver em vida: o Foral Manuelino, datado de 1513.

 

“Símbolo da autonomia municipal, atribuído por D. Manuel I, ao Concelho de Melgaço, a 13 de Novembro de 1513, na sequência da reforma dos forais antigos. É, sem dúvida, uma preciosa fonte histórica, que, contêm a menção pormenorizada das propriedades e direitos da Coroa, dispersos pelas freguesias, então integradas no Concelho, bem como, a calendarização do pagamento das rendas. Inclui ainda vários vistos em correição desde 1783 até 1828″, descreve aquele Arquivo.

 

A iniciativa, designada Arquivista por um dia, permitiu-lhes conhecer e realizar algumas tarefas que os arquivistas exercem, como a higienização, conservação e digitalização de documentos.

 

As crianças puderam ainda pintar uma iluminura (pintura de carácter decorativo ou ilustrativo que acompanhava os textos dos códices e dos livros manuscritos do período medieval).

 

 

Veja a galeria de fotos [créditos: Município Melgaço]

 

 

[Fotografias capa: Município Melgaço]

Últimas