PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Melgaço

Melgaço: Ministro garante que Governo vai reforçar proteção social das pessoas com deficiência

18 Novembro, 2016 - 12:10

207

0

Vieira da Silva inaugurou novas valências Centro Ocupacional da APPACDM (Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental).

O Ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social garantiu esta sexta-feira, em Melgaço, que o Governo vai reforçar proteção social das pessoas com deficiência. Vieira da Silva falava durante a sessão solene de inauguração de duas novas valências Centro Ocupacional da APPACDM (Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental), na freguesia de Prado. “Já em 2017, irá ser desenvolvido um novo modelo de proteção social. Temos a ambição de criar condições para que as pessoas com deficiência possam ter uma vida independente, sempre que tal seja possível”, disse Vieira da Silva. “Vamos por isso criar esses instrumentos de apoio à vida independente. Queremos que as pessoas tenham condições para desenvolver atividades profissionais e tantas vezes são afastadas dessa possibilidade. Ou por vezes nem têm a confiança necessária porque sabem que se aceitarem uma oportunidade de trabalho podem pôr em risco a sua proteção social. Isso tem de acabar!”, considerou. “É nisso que estamos a trabalhar. Espero que 2017 seja um ano importante e de mudança”.
No seu discurso, o Ministro agradeceu ainda ao presidente da Câmara de Melgaço “todo o trabalho que tem feito no apoio às políticas sociais no concelho”. Vieira e Silva realçou mesmo que “mais do que nunca, as políticas sociais têm de resultar da cooperação entre o Estado Central, o Poder Local e a sociedade civil através das suas instituições de solidariedade”.
Claramente satisfeito com o reconhecimento do Governo, o autarca melgacense sublinhou que a inauguração ocorrida esta sexta-feira mostra que “o Município mais a norte do país tem sabido tratar bem as questões da área social, dando ênfase à necessidade da promoção da qualidade de vida, sobretudo daqueles que têm menos condições para o fazer e menos instrumentos para poderem lutar por essa mesma qualidade de vida”. Foi descerrada a placa de um Centro de Atividades Ocupacionais, com capacidade para 15 utentes e de um espaço residencial com capacidade para 17 utentes.
No seu discurso, Manoel Batista felicitou ainda o Executivo liderado por António Costa “pelo trabalho que tem desenvolvido ao longo destes meses e que tem permitido que cheguemos aos dias de hoje com as notícias positivas que entretanto foram chegando a todos nós”. O edil socialista teceu ainda rasgados elogios às políticas sociais levadas a cabo pelo Governo. “Nota-se que, com essas políticas, o país tem sido capaz de voltar a pensar uma melhor distribuição da riqueza pelos seus, permitindo com isso melhor qualidade de vida a todos”. A concluir, e de baterias apontadas aos tempos de Pedro Passos Coelho, o presidente da Câmara de Melgaço apelou ao Ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social a capacidade “de reverter algumas políticas de ação social que, à pressa, foram aprovadas e postas em prática por tutelas anteriores”.
Os dois deputados socialistas na Assembleia da República eleitos por Viana do Castelo, José Manuel Carpinteira e Sandra Pontedeira, marcaram também presença nesta cerimónia. Aos microfones da Rádio Vale do Minho, a deputada cerveirense frisou que aquele momento “é a prova de que a área da deficiência não está esquecida [pelo Governo]. Muito pelo contrário. O nosso distrito é uma área com uma incidência bastante forte e finalmente temos alguém a apostar nesta área, dando todas as condições às pessoas com deficiência e também aos trabalhadores e às instituições”. De palavras convictas, Sandra Pontedeira apontou ainda que “António Costa está a fazer toda a diferença no Alto Minho, sobretudo no cumprimento de compromissos”.

Últimas