PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Destaques
Melgaço

Melgaço: Ministro da Educação aponta concelho como “exemplo” na limpeza da floresta

25 Março, 2018 - 02:06

252

0

O Ministro da Educação considera que Melgaço é “um exemplo” para todos os Municípios no que diz respeito à limpeza dos terrenos florestais. Tiago Brandão Rodrigues visitou este sábado o […]

O Ministro da Educação considera que Melgaço é “um exemplo” para todos os Municípios no que diz respeito à limpeza dos terrenos florestais. Tiago Brandão Rodrigues visitou este sábado o Município mais a norte de Portugal. À sua espera, para além do presidente e da vice-presidente da Câmara, estavam dezenas de alunos do Agrupamento de Escolas local e também jovens desportistas do concelho. No curto périplo, pela área circundante das Portas de Lamas de Mouro, o Ministro contactou com os sapadores florestais. Ficou a perceber, em conjunto com as crianças, todos os procedimentos nesta operação que abrange todo o território. “As populações melgacenses e do resto do país entenderam a urgência de, entre todos, cuidarmos e limparmos a floresta. Entenderam que é nesta altura, por muita chuva que faça, que é tempo de limpar a floresta e sensibilizar também as novas gerações”, disse o governante à Rádio Vale do Minho.

 

 

Tiago Brandão Rodrigues mostrava-se particularmente sensibilizado pelo local onde falava. Ao seu redor, toda a natureza envolvente do Parque Nacional da Peneda-Gerês. “É o único parque nacional do nosso país. Podemos aqui entender melhor a mais-valia de cuidar da floresta e deste património de biodiversidade absolutamente único”, realçou.

Ao longo da visita, o Ministro da Educação – que também tutela a área do Desporto – visitou também uma zona de desportos radicais no parque de campismo de Lamas de Mouro. Assistiu a uma demonstração de arborismo. No final, à Rádio Vale do Minho, não teve dúvidas na avaliação. “Melgaço já se assumiu e continua a assumir-se como como um dos destinos mais privilegiados em todo o país para desportos radicais”, frisou. “O facto de termos aqui o parque nacional Peneda-Gerês, o rio Minho e uma escola de excelência [Escola Superior de Desporto e Lazer], faz com que centenas de milhar de pessoas acabem por sentir que Melgaço tem também a sua centralidade”, continuou.

 

 

Em jeito de conclusão, Tiago Brandão Rodrigues está convicto de que Melgaço “descobriu o seu nicho de atividade. Uma atividade que não é só desportiva, mas também económica contaminando depois a restauração, o alojamento local e os parques de campismo que com as suas atividades radicais vão trazendo muita gente que olha cada vez mais para o campismo e carvanismo como uma atividade privilegiada para toda a população. Desde os mais novos até aos menos novos”.

As palavras do Ministro da Educação encheram, obviamente, de orgulho o presidente da Câmara de Melgaço. “São palavras que dão nota da importância desta tarefa de limparmos e tratarmos da floresta do ponto de vista da prevenção dos incêndios. Mas, mais do que isso, devemos encarar a floresta como um elemento muito importante da economia”, defende Manoel Batista. “Este olhar diferente que este Governo lançou para a floresta, tem de ser muito bem agarrado por todos nós e o Município está claramente disponível para isso”, garantiu o autarca socialista.

 

Veja as fotos da visita do Ministro da Educação a Melgaço:

PUB

 

 

Últimas