PUBLICIDADE
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Melgaço

Melgaço: Ministra da Agricultura muito agradada com o projeto NUTRIR – Veja as FOTOS

4 Dezembro, 2021 - 00:13

628

0

Governante passou pelo Município mais a Norte ao final da tarde desta sexta-feira.

A Ministra da Agricultura esteve esta sexta-feira em Melgaço. Maria do Céu Antunes ficou a conhecer ainda mais sobre o Núcleo Tecnológico para a Sustentabilidade Agroalimentar (NUTRIR), a ser instalado em Melgaço.

 

O protocolo de colaboração no âmbito do Núcleo Tecnológico foi assinado em abril, entre o Município de Melgaço e o Instituto Politécnico de Viana de Castelo (IPVC).

 

Recorde-se que o NUTRIR, com orientação científica do Centro de Investigação e Desenvolvimento em Sistemas Agroalimentares e Sustentabilidade (CISAS) do IPVC, tem como missão a caracterização territorial, avaliação das potencialidades e condicionalismos das principais atividades agrícolas da região e a vitivinicultura e a produção animal numa perspetiva de investigação, desenvolvimento e qualificação para suporte à inovação empresarial, dinamização económica e promoção da sustentabilidade territorial.

 

“Temos de construir mais inovação e garantir mais desenvolvimento tecnológico, ao serviço de Portugal e de países terceiros, através da exportação de conhecimento. Vamos, desta forma, assegurar mais coesão, mais e melhores sinergias e um desenvolvimento mais sustentável”, referiu a governante, visivelmente satisfeita com este projeto .

 

 

 

Veja a galeria de fotos [créditos: Município Melgaço]

 

 

 

Recorde-se que a Ministra da Agricultura defendeu há, na Assembleia da República, que a atual reforma da Política Agrícola Comum (PAC) é a maior das últimas três décadas, mas ressalvou que não pode ser um “tudo ou nada” para que todos a possam acompanhar.

 

“Esta é a maior reforma da PAC dos últimos 30 anos, não é dito só por mim, mas por vários dos meus colegas na Europa. É bom que tenhamos consciência que isto não pode ser feito como um tudo ou nada. Tem que ser feito de modo a que todos possam acompanhar”, afirmou Maria do Céu Antunes, em resposta aos deputados na Comissão de Agricultura e Mar.

 

O Parlamento Europeu (PE) aprovou na passada terça-feira em sessão plenária a reforma da PAC composta por três regulamentos, na sequência do acordo alcançado com a presidência portuguesa do Conselho em junho.

 

Os eurodeputados aprovaram o regulamento Planos Estratégicos da PAC, por 452 votos a favor, 178 contra e 57 abstenções, o regulamento Horizontal, por 485 votos a favor, 142 contra e 61 abstenções, e o Regulamento da Organização Comum do Mercado de Produtos Agrícolas, por 487 votos a favor, 130 contra e 71 abstenções.

 

 

 

[Fotografia capa: Município Melgaço]

Últimas