PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Destaques
Melgaço

Melgaço: Mercado Medieval já é “aposta completamente ganha”

12 Agosto, 2018 - 13:17

368

0

“O Mercado Medieval de Melgaço é uma aposta completamente ganha”. A convicção é de Abel Marques, responsável pela organização do evento que arrancou na passada sexta-feira e termina este domingo no […]

“O Mercado Medieval de Melgaço é uma aposta completamente ganha”. A convicção é de Abel Marques, responsável pela organização do evento que arrancou na passada sexta-feira e termina este domingo no Município mais a norte de Portugal. “Para além de ter atraído milhares de visitantes, trouxe também muita dinamização ao nosso comércio local. Criou muita envolvência da comunidade e penso que estamos todos muito satisfeitos com o resultado”, disse o responsável.

O Mercado Medieval, recorde-se,  é uma das atividades do programa de Verão da Câmara Municipal de Melgaço. A iniciativa vinha já sendo sonhada há vários anos e, finalmente, aconteceu este ano para alegria de miúdos e graúdos. Ruas engalanadas, bancas comerciais alusivas ao século XIV e muita gente trajada a rigor… à altura do reinado de D. João I. “Atribuiu forais a vários municípios. É, por isso, muito importante celebrar e lembrar este rei. Celebrar a história e as tradições. Agarrando na história e no nosso património devemos olhar para o futuro de forma aberta, sem medo e com otimismo”, lembrou recentemente à Rádio Vale do Minho o presidente da Câmara de Melgaço, Manoel Batista.

 

Das várias atividades realizadas durante este Mercado Medieval, destacaram-se os cortejos históricos, demonstrações com armas da época e aves de rapina. As encenações teatrais também mereceram os aplausos das multidões que visitam Melgaço por esta altura do ano. Sobretudo emigrantes, a maior parte vinda de França.

 

Abel Marques, líder da organização do Mercado Medieval de Melgaço

Durante a tarde deste domingo, há ainda para ver um Desfile Nupcial pelo Mercado Medieval, um Desfile Oriental, uma nova demonstração com aves de rapina e muita música da época a acompanhar todas estas atividades.

Mais à noite há concerto de José Cid no Largo do Mercado Municipal, a partir das 22h00. O verão melgacense irá prosseguir em Castro Laboreiro com a Festa Castreja entre 14 e 16 de agosto. Três dias verdadeiramente dedicados a uma das aldeias mais emblemáticas do Minho. A freguesia está localizada no planalto com o mesmo nome, em plena serra, numa extensa área dentro do Parque Nacional da Peneda Gerês, dista vinte e cinco quilómetros da sede do concelho.
A aldeia possui ainda um milenar e riquíssimo legado histórico, arqueológico e arquitetónico, designadamente os monumentos megalíticos, o Castelo de Castro Laboreiro – classificado como monumento nacional -, as pontes e igrejas medievais, os fornos comunitários, os moinhos, a atividade agro-pastoril e as singulares brandas, inverneiras e lugares fixos, testemunhos, também aqui, da prática da transumância.

O programa do Melgaço em Festa encerrará a 17 de agosto com a Festa do Emigrante.

 

PUB

Últimas