O marco fronteiriço número 1, localizado em Cevide, Melgaço, faz agora parte de uma nova coleção de selos dos CTT que imortaliza o ponto extremo norte do território nacional, situado na foz do rio Trancoso com o rio Minho, na freguesia de Cristóval.
No dia em que se assinalaram os 162 anos da assinatura do Tratado de Limites entre Portugal e Espanha (assinado a 29 de setembro de 1864), o Salão Nobre dos Paços do Concelho de Melgaço acolheu a cerimónia de apresentação e obliteração daquela emissão filatélica especial.
A coleção junta quatro selos diferentes, um postal, o respetivo carimbo comemorativo de primeiro dia, todos gravados com a assinatura “Aqui começa Portugal”.
Esta edição especial de colecionador vem apresentada num booklet limitado a 2.300 exemplares. Sem reedições previstas.
Para o Presidente da Câmara Municipal de Melgaço, José Albano Domingues, o momento reveste-se de elevada responsabilidade histórica e projeção territorial.
“É com um sentimento de enorme orgulho e, ao mesmo tempo, de responsabilidade histórica que assinalamos hoje, nestes Paços do Concelho, em Melgaço, um momento que é simultaneamente de memória, de celebração, e de futuro”, disse o Presidente da Câmara, José Albano Domingues.

[crédito fotografia: Município Melgaço]
A cerimónia foi presidida por Lurdes Além, Diretora de Filatelia dos CTT – Correios de Portugal, e contou com a participação de Jorge Palhares, Gerente das Lojas CTT de Melgaço, Monção e Valença.
Na sua intervenção, Jorge Palhares enfatizou a missão da filatelia na preservação da memória histórica e na valorização do património nacional, destacando a capacidade de o selo projetar globalmente lugares de elevado significado geográfico e de identidade territorial, como é o caso de Cevide.
Comentários: 0
0
0