PUBLICIDADE
AVANÇAR

Menu

+

0

1

Melgaço

Melgaço: Marcas do nosso apoio aos refugiados da Guerra Civil Espanhola

10 Maio, 2022 - 16:10

226

0

Exposição.

O Espaço Memória e Fronteira, em Melgaço, tem patente uma exposição intitulada Vivências na Raia em Tempos de Guerra. A mostra, debruçada sobre as memórias da Guerra Civil Espanhola (1936-1939), é da autoria dos técnicos do Espaço Memória e Fronteira, em colaboração com o melgacense Américo Rodrigues.

 

“Uma exposição que visa homenagear as pessoas/gentes da raia, que pela sua proximidade com Espanha, prestaram auxílio e acolhimento aos refugiados da Guerra Civil Espanhola. Contra tudo e contra todos, ajudaram os que fugiam à perseguição movida pelas forças Franquistas, contrariando o regime do seu próprio País. Salazar, receoso do contacto com o exterior, desenvolveu uma repressão dirigida a estes refugiados, considerados “comunistas”, traduzida na realização de buscas por intermédio das diferentes autoridades, nomeadamente a PVDE, a GNR, a Guarda Fiscal e toda uma rede informal de informadores”.

 

A mostra destaca o território de Castro Laboreiro que foi “um refúgio privilegiado para muitos espanhóis e um exemplo da generosidade e solidariedade do povo castrejo, retratado pela história de vida da família de Eudózia Diz”.

 

A exposição pode ser visitada de terça-feira a domingo das 9h30 às 13h00 e das 14h00 às 18h00.

 

 

[Fotografia: Município Melgaço]

Últimas