PUBLICIDADE
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Destaques
Melgaço

Melgaço: Manoel Batista nomeado juiz honorário do Couto Misto

22 Julho, 2019 - 20:39

168

0

PUB O presidente da Câmara de Melgaço, Manoel Batista, foi nomeado juiz honorário do Couto Misto. Com uma área aproximada de 27 quilómetros quadrados, esta região está localizada a norte […]

PUB

O presidente da Câmara de Melgaço, Manoel Batista, foi nomeado juiz honorário do Couto Misto. Com uma área aproximada de 27 quilómetros quadrados, esta região está localizada a norte da Serra do Larouco, na bacia intermédia do rio Salas, na Galiza (Espanha), província de Ourense, fronteira norte do concelho de Montalegre, em Portugal.

A cerimónia, de acordo com a edição on-line do La Región, decorreu na Igreja de Rubiás, uma das aldeias mais emblemáticas daquele território. A par de Manoel Batista, foram também nomeados juízes honorários Mercedes Vázquez, etnóloga e fotógrafa, e Suso Díaz, professor universitário e poeta. 

O evento, a cargo da Asociación de Amigos do Couto Mixto, contou ainda com a presença do Secretario Xeral de Política Lingüistica, Valentín García, juiz honorário desde 2017. “O Couto Misto é um dos símbolos de união entre galegos e portugueses. Dois povos irmãos na história, na língua e na cultura”, disse.

O Couto Misto chegou mesmo a ser uma entidade política, comparável a um microestado independente. É constituído pelas aldeias de Santiago, Rubiás e Meaus, pertencentes aos concelhos de Calvos e Randín e de Baltar.

No tempo das monarquias feudais, o Couto Misto elegia por sufrágio direto o regedor (juiz) por um período de três anos. Com o Tratado de Lisboa, em 1868, os domínios do Couto Misto deixaram de pertencer totalmente à soberania espanhola. Passaram para a soberania portuguesa as povoações de Soutelinho, Ladamarcos e Cambedo, cujos presidentes foram nomeados juízes pela associação.

 

Localização geográfica do Couto Misto [imagem: Direitos Reservados]

 

[Fotografia: Município de Melgaço]

 

PUB

Últimas